2019/02/18

OnePlus adopta Google Duo para as videochamadas


A OnePlus acaba de dar uma ajuda à Google na promoção do Duo, anunciando que o irá integrar de raiz no Oxygen OS para que possa ser utilizado como serviço de videochamadas de origem.

O Duo passará a estar disponível no Oxygen OS directamente a partir da lista de contactos, registo de chamadas, ecrã de marcação e app de mensagens (de certa forma tornando-se num equivalente ao Facetime da Apple no iOS) e, na prática, sendo o tipo de coisa que a própria Google deveria ter feito para facilitar a sua utilização. Isto chegará no OxygenOS 9.0.12 para o OnePlus 6T, e OxygenOS 9.0.4 para os OnePlus 6, 5 e 5T, e posteriormente também aos mais velhinhos OnePlus 3 e 3T com Android Pie. Continuará a ser possível utilizar as videochamadas tradicionais, dos operadores, se os utilizadores assim o entenderem.


O Google Duo foi apresentado a par do Google Allo, apanhando os utilizadores de surpresa, uma vez que vinha replicar - de forma fragmentada e limitada - aquilo que já se podia fazer com o Hangouts. É certo que, ao contrário deste, estes novos serviços apenas precisavam de um número de telefone e não de um registo com uma conta Google; mas que depressa se veio a revelar ser contraproducente, sendo necessário adicionar também a possibilidade de utilização de uma conta Google, para que se pudesse utilizar o serviço em múltiplos equipamentos, incluindo os que não tivessem um número de telefone.

Sem grandes surpresas, o Allo já seguiu pelo caminho que se esperava - a Google vai encerrá-lo já no próximo mês - mas o Duo tem resistido. Aliás, é também de esperar que, com o fim anunciado do Hangouts, o Duo possa vir a atrair novos utilizadores... mas não aqueles que, em retaliação com o fim de um serviço que funcionava bem, preferirão optar por serviços da "concorrência" já em antecipação a que a Google volte a mudar de ideias daqui por mais algum tempo, e também encerre o Duo.

1 comentário:

  1. Infelizmente a Google continua a não saber "vender" os seus serviços.

    ResponderEliminar