2019/02/16

Site cria rostos de pessoas que não existem


Ainda há pouco tempo a Nvidia nos mostrou um sistema capaz de inventar rostos, e agora temos o site This Person Does Not Exist que também nos permite obter uma infinidade de rostos que não existem.

O site thispersondoesnotexist.com usa o código da Nvidia, mas coloca-o à disposição de todos para que possam ver o efeito prático e imediato (podemos ver um novo rosto inventado de cada vez que se recarregar o site) das chamadas GANs (Generative Adversarial Networks).

É esse o sistema que se esconde por trás destes rostos inexistentes mas que seriam indistinguíveis de rostos reais; e que de certa forma também pode funcionar como alerta para o tipo de riscos que podemos encontrar no futuro. Actualmente, por vezes deparamos-nos com contas falsas, e uma das formas de o detectar poderá ser através de uma pesquisa que mostre que as fotos do rosto pertencem afinal a outra pessoa (e que foram simplesmente descarregadas da internet). Com ferramentas como estas, a criação de perfis falsos pode recorrer a rostos que não foram "roubados", eliminando essa componente de potencial detecção.

E não menos curioso é que estes mesmos sistemas não estão confinados à criação de rostos. Podem também transformar a noite em dia, mudar cenários, criar personagens desenhados, paisagens, e muitas mais coisas a que alguém se lembre de os aplicar. É simultaneamente fascinante... e preocupante, se imaginarmos as potencialidades de má utilização destas tecnologias.

3 comentários:

  1. Parece-me que por enquanto estes sistemas ainda têm uma probabilidade alta de gerar rostos com artefactos e defeitos nas imagens.
    Por exemplo - https://imgur.com/a/D7t48yx
    Mas e se um rosto gerado por um destes sistemas for usado para fins comerciais, e se por acaso até se assemelhar bastante ao de uma pessoa real, será que essa pessoa terá direito à utilização da sua imagem?

    ResponderEliminar
  2. Siga. Eu aprecio ver filmes e coisas destas dão jeito para que os efeitos aplicados a pessoas fiquem cada vez mais reais.
    No filme Tron eles tentaram fazer um Jeff Bridges novito e aquilo é completamente parvo. Foi há 8 anos atrás.
    Agora no filme Captain Marvel que vem aí tiraram 25 anos ao samuel jackson e o resultado está fantástico!

    ResponderEliminar