2019/03/31

Hacker activa reconhecimento de semáforos no Tesla


A Tesla já prometeu uma actualização que dará ao Autopilot a capacidade de lidar com semáforos, mas há quem não esteja disposto a esperar e tenha conseguido activar a funcionalidade ainda em testes.

Um hacker conhecido como "verygreen", que se tem dedicado a explorar as capacidades do Autopilot da Tesla, conseguiu activar a funcionalidade de reconhecimento de semáforos. Embora funcione em muitos casos, contribuindo mais um pouco para a aguardada capacidade de condução autónoma total, fica também claro que se trata de uma funcionalidade que ainda não está pronta para utilização pelo público.

Ele refere que o sistema por vezes ainda considera que um sinal vermelho está verde e passaria o semáforo sem parar; e outras vezes, quando não consegue determinar o estado, começa a abrandar para ter certeza de que poderá parar se for necessário - o que se tornará bastante irritante para os condutores que vierem atrás e virem o carro a abrandar com um sinal verde.

Há também um curioso detalhe de que a temperatura do hardware do Autopilot sobe substancialmente ao ter esta funcionalidade activada, o que é sinal claro do processamento adicional que estará a ser feito. Algo que de forma indirecta também apontará para a necessidade do hardware 3.0 para lidar convenientemente com isto e com a prometida capacidade de condução autónoma total (ou a necessidade de haver muita optimização, para ser viável no hardware actual).



Esta é a mesma pessoa que no passado já criou vídeos a mostrar o que o Autopilot vê a 360º:


1 comentário:

  1. Pergunto-me se os responsáveis da Tesla conseguirão saber em que viatura tenha sido efetuada a modificação ao analisarem dados da telemetria?

    ResponderEliminar