2019/03/12

NOS e Nowo escondem velocidades de upload dos tarifários


Embora a velocidade de upload seja uma vertente essencial num serviço de acesso à internet, tanto a NOS como a Nowo tentam desvalorizar isso, escondendo a informação dos seus tarifários.

Se não vamos por em causa que a velocidade de download é aquela que mais interessa aos utilizadores - se bem que, de pouco serve dizer que vendem um serviço de "1 giga" se depois nem se consegue ver um vídeo no YouTube - também não se pode negar que a velocidade de upload é igualmente importante; quer para permitir a correcta utilização da velocidade de download, quer por conta da crescente dependente de serviços na cloud, para coisas como backups online ou o upload de fotos e vídeos para o Google Photos, ou outros serviços.

É por isso estranho ver essa informação sobre a velocidade de upload ser omitida nas páginas da NOS e Nowo. Na NOS, a informação fica escondida sob a secção "Mais Detalhes"; na Nowo, nem sequer consegui dar com a informação - a não ser indo ao simulador, que ainda assim esconde as velocidades num popup .




Já no caso do MEO e Vodafone, essa informação está indicada claramente em todos os seus planos, sem que seja necessário fazer acrobacias para as encontrar.





Talvez a NOS e Nowo se sintam inferiorizadas pelo facto de oferecerem velocidades de upload muitíssimo reduzidas face às do MEO e Vodafone. Enquanto estes últimos oferecem velocidades de 100 e 200Mbps de upload, a NOS continua a oferecer uns ínfimos 10Mbps de upload no seu pacote de 100Mbps, e a Nowo se fica pelos 15Mbps mesmo no seu pacote de 250Mbps.

É compreensível que os operadores não queiram exibir os seus pontos fracos, mas daí a esconderem informação básica a que os clientes deveriam ter fácil acesso... Depois é vê-los muito indignados por verem a Anacom a fazer certas exigências; ou surpreendidos com o facto dos clientes os tratarem com contínua desconfiança, ano após ano, por conta de atitudes como esta.


Mais útil e transparente seria revelaram as suas políticas de traffic shaping, para que os clientes soubessem que talvez não possam ver YouTube enquanto der um jogo de futebol, ou caso tenham que descarregar 40GB de um jogo comprado online.

18 comentários:

  1. Concordo com a tua opinião.
    Penso que tanto a Nos como a Nowo, fruto da tecnologia usada, sintam que têm que "esconder" a velocidade de upload. Sou utilizador Nos desde sempre, mas por várias vezes já ponderei alterar devido exactamente a este tema do upload.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, aí é que está o problema, a Internet através dos cabos de TV tem um filtro com a divisão de largura de banda de download/upload em frequências onde o upload usa as frequências abaixo de X e para cima temos o upload, claro que vai haver sempre muito menos largura de banda para upload. Ainda por cima é tudo partilhado com os outros utilizadores do quarteirão...
      Andar a aproveitar meios de transmissão que eram usados para outras finalidades (como foi o ADSL em cabos de telefone) ou IP em cabos de TV é sempre uma solução temporária com limitações.
      Já deviam era ter trocado todo o cobre por fibra em distancias superiores a 100metros.

      Eliminar
  2. A NOS coloca 100 de upload em zonas de FTTH, mas oficialmente a velocidafe é 20.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao sei se é assim, eu tinha FTTH e nao tinha mais de 20mb de upload

      Eliminar
    2. Eu tenho 100 no modem e 20 na factura.

      Eliminar
  3. Até há pouco tempo todas escondiam. A Vodafone e a meo só começaram a mostrar esses valores porque oferecem velocidades de upload maiores. Uma questão de marketing.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que não. Recuando alguns anos numa pesquisa rápida dei com estes posts que tinham screenshots de tarifários, pelo que, mesmo em 2016, mostravam os uploads:

      https://abertoatedemadrugada.com/2016/09/vodafone-com-fibra-1gbps-por-3890.html

      https://abertoatedemadrugada.com/2016/09/meo-acompanha-velocidade-de-1-giga-da.html

      Eliminar
    2. Mudei pra vodafone a uns 4/5 anos e sabia perfeitamente a velocidade de upload, não estava escondida.

      Eliminar
    3. Entendo e concordo com o que o Luis diz. 4/5 anos não é muito tempo.
      A verdade é que antes, o upload era desvalorizada por quase todos os utilizadores de internet, e ainda hoje o é pela maioria.

      Eliminar
  4. Estes nossos operadores são uns cromos, ainda hoje li uma notícia sobre a NOS que coitados se sentem indignados pelas exigências da ANACOM, enfim... sejam sérios com os seus clientes.

    ResponderEliminar
  5. nao é a maneira mais correta de me expressar eu sei, as operadoras nao pagam a terceiros por minutos ou sms ou gb que as pessoas falem escrevam ou usem s nao gastam x centimos para criar 1 gb net logo tem de cobrar y, para ter servicos assim, nao sei se me fiz intender.

    ResponderEliminar
  6. Ok sei que te isso interessa mas o mais importante para mim e a assistência técnica o que não há melhor que a Nos apesar de ser cliente Vodafone .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E porque é que a assistência técnica seria mais importante do que a velocidade de upload?!

      Eliminar
    2. Já sou Vodafone a 4 anos , e sempre que tive problemas .. foi sem stress , desde descontos na fatura por levar 1 semana a ter a chave dos gabinetes de comunicação do prédio. Ou até vir um técnico a um domingo soldar uma fibra que tinha ficado mal soldada numa sexta , tive cerca de 10 horas sem serviço.. parece me bem

      Eliminar
    3. Desculpe Carlos mas em assistência a Vodafone é imbatível depois a Meo e por fim a nos, e digo eu que já colaborei com as 3 operadoras. Pode ter uma boa experiência com a NOS mas infelizmente é a excepção à regra.

      Eliminar
  7. Tive a NOS durante vários anos e foi sempre uma porcaria, até mudar para a MEO. E e agora sim tenho internet rápida e sem problemas. Só recomendo a NOS aos meus piores inimigos!

    ResponderEliminar