2019/04/29

Android não vai ter screenshots "longos" nativos


Contrariando os pedidos de alguns utilizadores, a Google diz que não se justifica adicionar os screenshots "longos" (com scroll) ao Android.

Os screenshots tornaram-se numa forma extremamente rápida e simples de partilhar conteúdos, e essa funcionalidade tem evoluído ao longo do tempo. Actualmente, são muitos os fabricantes que, a par dos screenshots, adicionam a capacidade de cortar a imagem e adicionar desenhos ou textos por cima. E, alguns fabricantes, foram ainda mais longe, permitindo fazer um screenshot "longo", que faz scroll à app em que se estiver, de modo a criar uma única imagem de algo que não caberia no ecrã de uma só vez.

O facto de esses "scrollable screenshots" estarem disponíveis em smartphones de marcas como a Samsung, Xiaomi, HTC, e outros, fazia imaginar que seria uma questão de tempo até que fosse adoptada também pelo Android base - afinal, torna-se útil para fazer a captura de páginas web, conversas em apps de chat, etc. - mas parece que não será esse o caso.

A Google recusou um novo pedido para implementar essa capacidade de capturas de ecrã com scroll, depois de já o ter feito o ano passado. E o mais estranho é que dizem que não o farão por "ser impraticável". Talvez no futuro possam dizer porque é que muitos outros fabricantes não tiveram problemas em torná-lo "praticável".

1 comentário:

  1. É prático para o utilzador conseguir de uma forma rápida uma prova do que está a ver no ecrã, mas se tiver muitas páginas numa só imagem deve complicar às aplicações que depois têm de lidar com imagens com resoluções muito altas e desproporcionais como é o caso do Google Photos.. Mas podiam ter uma opão de Screenshot - to PDF que fazia um PDF com várisa paginas (à semelhança do que já se consegue fazre com o Google Drive no modo de digitalização de docomentos com a camara).

    ResponderEliminar