2019/04/05

Comissão Europeia acusa VW, BMW e Daimler nas emissões poluentes


O escândalo dieselgate está longe de estar terminado, e agora alastra-se formalmente aos restantes fabricantes automóveis germânicos, com a acusação por parte da Comissão Europeia de que a VW, BMW e Daimler conspiraram para atrasar a implementação de tecnologia que reduziria as emissões nos veículos a gasolina e diesel.

O silêncio da UE face ao escândalo dieselgate deu finalmente lugar à acção, com acusações formais contra os três maiores fabricantes alemães: VW, BMW e Daimler (Mercedes). Em causa estão alegadas reuniões, feitas nos anos 90, em que os três fabricantes terão combinado entre si para adiarem a implementação tecnologias que reduziriam as emissões (filtros de partículas, aditivos Adblue, etc.) mas implicariam despesa adicional.

A ideia é que, desde que nenhum fabricante se antecipasse aos outros e apresentasse isso como "vantagem", todos ficariam a ganhar por não haver diferenciação a nível das emissões.

Agora, os fabricantes arriscam-se a enfrentar multas de milhares de milhões de euros - sendo que a Daimler espera livrar-se das multas, por ter sido ela a denunciar o caso às entidades europeias. Vamos lá ver se desta vez vamos ter mesmo multas "a doer" e que obriguem estas (e todas as outras) empresas a mudarem de atitude. Porque de resto, não há qualquer valor que permita desfazer o mal que já foi feito. (Se bem que, adiantarem as datas para a proibição de venda de veículos a combustão seria um excelente passo - e mais que merecido face à descoberta destes abusos.)

5 comentários:

  1. Curiosamente (ou não!) não se tem ouvido falar da Opel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opel não é propriamente Alemã...e nunca foi um peso pesado da industria na Alemanha...

      Eliminar
  2. em termos de "amigos do ambiente" acham que a solução dos veículos eléctricos é mais vantajoso que os veículos a combustão? não ponho na balança veículos a combustão com 30 anos, refiro às ultimas tecnologias existentes.
    qual o custo para o ambiente com o fabrico de baterias?
    E após o seu tempo de vida útil, o que fazer?
    como é gerada a energia para as carregar?

    sou da opinião que temos a obrigação de mudar os hábitos, mas parece-me que proibir a 100% veículos a combustão em prol dos eléctricos não faz muito sentido...
    esta mudança imediata e radical é óptima para os fabricantes, governos etc..

    acredito que todas as marcas tenham agido e beneficiado conscientemente dá leitura irreal dos gases emitidos, assim sendo não serão apenas os alemães postos em causa.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sequer há"balança" para comparar.
      De um lado uma tecnologia que obriga a extração, transporte, refinação, novo transporte, distribuição específicos, para ultimamente ser queimado com emissões poluentes.
      Do outro, algo que (idealmente) poderás carregar em casa a partir de baterias carregadas de fontes renováveis (solar, por exemplo).
      Qualquer questão dos elementos "poluidores" das baterias facilmente é compensado pela dispensa de plataformas petrolíferas, petroleiros, refinarias, frotas de camiões cisterna de distribuição, e toda a demais infraestrutura de suporte de combustíveis.

      Eliminar
  3. Esta mudança imediata e radical é óptima para... a qualidade do Ar nas nossas cidades. Que venham as datas de proibição de veículos de combustão interna ASAP. Os governos tem de ser pressionados a garantir que a energia usada para carregarmos os nosso carros eléctricos vem de fontes renováveis. Em Portugal só nos resta uma central termo-eléctrica(Sines) e parece que já tem os dias contados...

    ResponderEliminar