2019/04/30

Facebook tinha plano secreto para contornar Play Store


O Project Oxygen criado em 2013 pelo Facebook, contemplava tácticas para lidar com uma eventual remoção da app do Facebook da Play Store da Google.

O Facebook pode chegar a mais de dois mil milhões de pessoas mas Mark Zuckerbger está bem consciente que esse acesso está dependente da Play Store da Google e da App Store da Apple - numa posição que não é muito agradável de se estar. Caso a Google, por qualquer motivo, decidisse impedir a app do Facebook de entrar na Play Store, o Facebook poderia ter grandes problemas... e não era algo que não tinha considerado.

O Project Oxygen era o nome de código de um projecto secreto, criado em 2013, para lidar com o cenário de uma potencial remoção da app do Facebook da Play Store.

No caso do Android a solução não era complicada, já que o sistema permite a instalação de apps de fontes externas - desde que os utilizadores activem essa opção - e que mais recentemente foi também adoptada pelo popular jogo Fortnite, como forma de escapar às comissões da Google. Quanto ao iOS, as coisas seriam mais complicadas, pois não há formas fáceis de contornar a App Store, pelo menos por enquanto (estão em curso vários processos, que poderão culminar na exigência da Apple também implementar algo idêntico para permitir a instalação de apps sem a total dependência na App Store).

... Não me admiraria de ver se, levando isto um pouco mais longe, se chegasse ao ponto de futuramente até se terem apps a exigir acesso root ao dispositivo, e abusarem disso para poderem espiar os utilizadores e tudo aquilo que fazem - ao estilo do indesejado malware. (No caso do Facebook, infelizmente já vamos temos algo quase parecido, no caso dos fabricantes que fazem a pré-instalação do Facebook nos seus smartphones, e que ficam com processos de actualização à parte da Play Store, através de um Facebook Updater).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]