2019/04/12

Sharp mostra monitor 8K a 120Hz


A Sharp não quer que o mercado se acomode demasiado aos monitores 4K, e já está a demonstrar um monitor de 31.5" 8K, HDR, a 120Hz.

Ainda o 4K não chegou à maioria das pessoas, e já temos os fabricantes a tentarem transitar para os 8K a grande velocidade. No caso deste monitor, a Sharp não poupou esforços - o que já seria de esperar, considerando que é uma das marcas que tem estado na linha da frente na criação de material para a gravação e produção de conteúdos 8K no Japão - sendo que se trata de um monitor de 31.5" que não só tem a impressionante resolução de 7680 x 4320, como é capaz de suportar conteúdos HDR e exibir tudo isso a 120Hz.

Infelizmente, a Shap não deu detalhes quanto ao ponto que levanta maior curiosidade: de que tipo de ligação / ligações serão necessárias para utilizar este monitor. No passado, alguns protótipos 8K da Sharp chegaram a necessitar de 8 cabos DisplayPort simultâneos para fazer chegar os 15GB/s ao ecrã. Desde então já chegaram coisas como o HDMI 2.1, que suportam resoluções de até 10K, mas que mesmo assim não são capazes de suportar 8K HDR a 120Hz. No mínimo poderemos esperar que sejam necessários dois cabos, ou mais provavelmente, quatro.

Devido a estas dificuldades de ligar aparelhos externos a estes ecrãs, o mais provável é que inicialmente sejam utilizados em computadores "all-in-one", tal como a Apple fez quando criou os iMac 5K, já que assim o fabricante terá completo controlo sobre essas ligações.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)