2019/05/20

AUO cria primeiro LCD com sensor de impressões digitais em toda a área


Os sensores de impressões digitais integrados no (sob) o ecrã têm-se popularizado nos OLEDs, mas a AUO apresentou um LCD que também o pode fazer e em toda a área de ecrã.

Actualmente a leitura das impressões digitais é feita através de um sensor óptico aproveitando a transparência dos ecrãs OLED ou de um sensor ultra-sónico. Em ambos os casos temos em comum que são sistemas que, nas implementações actuais, funcionam apenas em áreas bastante reduzidas e apenas se podem aplicar aos ecrãs OLED. Mas agora a AUO inverte a situação, apresentado um ecrã LCD capaz de ler impressões digitais em qualquer parte do ecrã.

Para que isso seja possível a AU Optronics adicionou um sensor de leitura a acompanhar cada bloco de pixeis, ao estilo do que os ecrãs Pixel Sense utilizados nos Surface (os originais) da Microsoft. Isso faz com que este LCD não só seja capaz de apresentar imagens como actuar como scanner de tudo o que esteja encostado a si.

Entre as possibilidades, temos a capacidade de autenticar o utilizado não só no desbloqueio inicial mas de forma contínua sempre que toca no ecrã; e de se acabarem com as tentativas falhadas por não se ter colocado o dedo exactamente no ponto certo.

Para além deste ecrã a AUO mostrou também um LCD com o mais pequeno furo para câmara frontal (apenas 4.2mm); e também um LCD de 6.3" com a mais pequena margem inferior - de apenas 1mm - que contribuirá para reduzir a tradicional margem inferior mais volumosa que ainda vemos na maioria dos smartphones.

3 comentários:

  1. Então assim já se pode fazer o right click num ecrã touch?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muito que pode ser feito, através do "long press". :)

      Eliminar
    2. Sim mas estava a dizer usar literalmente o dedo direito e ser reconhecido pela impressão digital e mesmo sem o long press fazer o efeito do right click ;)

      Eliminar