2019/05/12

Colorização de fotos a preto e branco no Google Photos continua desaparecida


Agora que o Google I/O 2019 terminou, nada como olhar para o evento de 2018 e ver que promessas não foram cumpridas. Uma delas é a prometida capacidade do Google Photos converter fotos a preto e branco em fotos a cores.

No Google I/O 2018 a Google disse que daí a um par de meses iria dar ao Google Photos a capacidade de colorir automaticamente fotos a preto e branco. Algo que no entanto nunca chegou a cumprir - e mesmo agora, um ano depois, continua a não existir. O responsável da Google reconheceu a falta, mas diz que a tarefa é bem mais difícil do que pensavam, e que mesmo agora ainda continua a falhar nalguns casos e a precisar de ainda mais trabalho antes de ser lançada para o público.

Como ainda recentemente vimos num projecto open-source, a colorização de coisas a preto e branco não é nada fácil. Mas a questão é: se mesmo depois de um ano de trabalho a Google ainda não conseguiu "afinar a fórmula", que garantia temos que o venha a conseguir fazer? Não seria mais simples lançar a funcionalidade como beta e com um alerta a dizer que os resultados nem sempre serão tão acertados quanto o que se desejaria? Senão, arriscam-se a perder todo este tempo, para depois se chegar à conclusão que faz apenas o mesmo que estes projectos open-source já faziam há muito.



O responsável pelo Google Photos diz que esperam disponibilizar esta funcionalidade como beta em breve... mas sem indicar um prazo. Vamos lá ver se no Google I/O de 2020 não estaremos a falar do mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)