2019/04/13

Colorização de fotos e vídeos a preto e branco usando A.I.

As fotos e vídeos antigos, a preto e branco, ganham todo um novo realismo e dimensão quando lhes é aplicada cor, e há um curioso projecto que é capaz de o fazer sem intervenção humana, usando Inteligência Artificial.

O processo de colorir fotos e vídeos não é novo, sendo algo que era feito até antes da chegada dos computadores e câmaras digitais, mas que tem quase sempre em comum o facto de ser um processo bastante laborioso. Tradicionalmente, a colorização de uma foto obriga a que um artista vá aplicando a cor, detalhe a detalhe - e isto sem falar do trabalho de investigação para determinar as cores o mais correctas possíveis.

Neste caso, temos uma ferramenta que remove todo o trabalho manual - obviamente, sem a mesma qualidade dos resultados - e que recorre à inteligência artificial para identificar áreas das imagens e aplicar-lhes as cores mais prováveis.



Os resultados não são isentos de falhas (pelo contrário, muitas vezes temos áreas que são detectadas erradamente) mas a grande vantagem é que o facto de ser um processo completamente automatizado permite que facilmente seja aplicado a vídeos.

Curiosamente, um dos vídeos escolhidos para exemplificar este processo mostra-nos o Rio de Janeiro tal como era em 1932... a preto e branco e a cores.



2 comentários:

  1. Só serviu para estragar o video

    ResponderEliminar
  2. Muito show. Só faltou mostrar qual programa executa essa colorização...

    ResponderEliminar