2019/05/12

App Ever treinava reconhecimento facial com as fotos dos utilizadores

Se são daquelas pessoas que não resiste a um serviço gratuito para backup de fotos, talvez possam pensar duas vezes, depois de se descobrir que a app Ever estava a utilizar as fotos dos utilizadores para treinar sistemas de reconhecimento facial sem consentimento.

A app Ever promete "backups ilimitados gratuitos" (e privados!) das fotos dos utilizadores, para criar álbuns de memórias para a posteridade. O que não era dito em nenhum lado era que essas mesmas fotos seriam utilizadas pela empresa para treinar sistemas de reconhecimento facial que são vendidos às autoridades e serviços militares. Algo que a empresa apenas passou a incluir recentemente nos seus "termos de utilização", após ter sido descoberta.

A Ever começou a sua actividade apenas como serviço de backup de fotos na cloud, mas há alguns anos viu que seria muito mais rentável explorar a vertente dos sistemas de reconhecimento facial com A.I. - e para isso recorrendo aos milhares de milhões de fotos que tinha ao seu dispor; pouco se importando que os seus utilizadores nunca tivessem dado permissão para tal.

Com este caso, confirma-se que, lá por um serviço ser gratuito ou oferecer algo que parece ser atractivo, não se deva ir a correr para o utilizar. Por exemplo, um serviço que venha oferecer 50TB de espaço gratuito na cloud, estão mesmo dispostos a enviar para lá fotos, documentos pessoais (possivelmente até com informação sensível), ou até backups de tudo o que têm? Há que saber dar o devido valor aos nossos dados, e pensar muito bem a quem os devemos confiar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)