2019/05/13

iOS 13 pode deixar para trás iPhone 6, 5S e SE


Depois de ter disponibilizado o iOS 12 para iPhones com 5 anos, surgem rumores que a Apple poderá finalmente dizer adeus aos iPhones mais antigos na chegada do próximo iOS 13, despedindo-se de modelos como os iPhone 6, 5S e SE.

Quando a Apple lançou o iOS 12, fez questão de tornar ainda mais notória a diferença para a plataforma Android ao garantir que o seu mais recente sistema pudesse chegar a equipamentos com 5 anos de idade, marcando um novo ponto de referência no seu sistema. Foram boas notícias que significavam que mesmo utilizadores com modelos como o iPhone 5S - lançado em 2013 - se pudessem manter com um iOS actualizado. Desde logo a pergunta se tornou: até quando é que a Apple iria manter esse suporte alargado, e segundo os últimos rumores... isso poderá terminar já este ano com a chegada do iOS 13.


Segundo estes rumores, a Apple poderá não fazer chegar o iOS 13 ao iPhone 5S de 2013 (o que já seria de esperar), mas também ao iPhone 6 e SE.

O que parece um pouco estranho nestes rumores é que, se assim for, significa que o suporte de 5 anos que o iPhone SE teve não se irá aplicar novamente aos iPhone 6 (de 2014), nem tão pouco ao iPhone SE (2016, com hardware idêntico ao iPhone 6S de 2015).


Oficialmente a Apple assegura apenas actualizações durante 3 anos para os seus equipamentos, pelo que tecnicamente não estaria a quebrar nenhuma obrigação para com os seus clientes. No entanto, depois de se ter dado ao trabalho de manter equipamentos com 5 anos de idade, esta redução iria seguramente ser mal recebida pelos utilizadores com estes iPhones - particularmente para os iPhones 6 e SE, que poderiam estar a contar com os "5 anos".

Para os iPads, para o qual o iOS 13 seria particularmente interessante (muitas das novidades esperadas dizem respeito a funcionalidades para os iPads), estes rumores dizem que só o iPad mini 2 e iPad Air (de 2013 ficariam sem actualização.

Há que aguardar pela lista oficial da Apple para ficarmos a saber quem fica de fora do iOS 13, coisa que poderá acontecer já daqui a poucas semanas durante a WWDC 2019.

4 comentários:

  1. Falta o 6S... o SE é igual ao 6S mas com um corpo do de 5

    ResponderEliminar
  2. Com a queda nas vendas, é uma forma de tentar presssionar alguns consumidores a trocar. Embora a maioria nem sabe o que é iOS quanto mais se está atualizado ou não.

    ResponderEliminar
  3. O que eu posso dizer, é que estas notícias até inervam . E mais, só compra um iPhone novo, quem quer . Por não ser atualizado, não quer dizer que tenha que comprar um iPhone novo. ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Mas a partir do momento que deixa de ter actualizações, torna-se ainda mais uma "bomba relógio" em termos de (falta de) segurança. Se bem que, 5 anos parecia-me "mais que bem" em termos de suporte para um smartphone.

      Eliminar