2019/05/24

OnePlus 3 e 3T recebem Android 9 Pie


Quando se trata de actualizações do Android, é difícil apontar uma marca que possa ser tida como exemplo. Há no entanto marcas que se empenham em disponibilizar um serviço com uma qualidade bastante aceitável, e a OnePlus tem vindo a destacar-se a nível do suporte para equipamentos mais antigos, como demonstra a chegada do Android 9 Pie aos velhinhos OnePlus 3 e OnePlus 3T.

Estamos a cerca de 3 meses da apresentação do Android Q, a próxima versão do sistema operativo da Google para os equipamentos móveis (e não só...). Poderia pensar-se que estar nesta altura a actualizar smartphones para o Android 9 Pie seria visto como uma fraca prestação, mas um olhar mais atento pode revelar uma realidade bem diferente.

Os OnePlus 3 e OnePlus 3T foram lançados em 2016, tendo nesta altura quase 3 anos de mercado (para o OnePlus 3, no caso do 3T, dois anos e meio). Ao apresentar um smartphone no segundo trimestre, a OnePlus tem sempre de optar por uma versão do Android já quase com um ano de actividade. Foi precisamente o que aconteceu com o OnePlus 3, lançado com o Android 6 Marshmallow. O OnePlus 3T foi apresentado em Novembro, já depois da Google ter disponibilizado o Android 7 Nougat, mas a marca chinesa foi conservadora, tendo voltado a apostar no Android 6.

Afinal há vida para lá do Android O

Segundo as informações fornecidas pelo gestor de produto, estes dois smartphones tinham o Android 8 Oreo como última actualização programada do Android, estando apenas previstas actualizações de segurança de aí em diante. A OnePlus decidiu no entanto surpreender os seus clientes, tendo anunciado a disponibilização do Android P para os OnePlus 3 e OnePlus 3T.

Esta inesperada notícia, será naturalmente muito bem recebida junto dos fãs da marca, que acabam por receber um update que não estava nos planos. Ao disponibilizar três grandes actualizações do Android para os seus smartphones, a OnePlus dá aos seus clientes um forte sinal do seu empenho em manter um suporte prolongado dos seus equipamentos, algo que muito poucas marcas se podem orgulhar de fazer. É por isso mesmo um facto digno de registo, que deve ser enaltecido, esperando-se que mais OEM sigam este bom exemplo.

1 comentário: