2019/05/28

Samsung reduz cloud gratuita de 15GB para 5GB em Junho


Ainda recentemente falávamos do risco de confiar no armazenamento na cloud devido às mudanças unilaterais das regras, e eis que temos mais um episódio a validar esses receios: a partir de Junho a Samsung vai reduzir o espaço gratuito na sua cloud de 15GB para 5GB.

A Samsung há muito que praticamente replica toda a panóplia de serviços da Google nos seus smartphones Android, com a sua app store, app de email, browser, etc. e pelo meio também por lá temos um serviço Samsung Cloud que oferecia 15GB de espaço gratuito aos utilizadores. Mas, relembrando-nos que estas coisas podem mudar a qualquer momento, a Samsung deve ter começado a ficar sem espaço na sua cloud, já que vai reduzir o espaço gratuito para apenas 5GB a partir de 1 de Junho deste ano (2019).



Considerando a má notícia, há que realçar que a Samsung até está a lidar com esta alteração da melhor maneira (pelo menos por agora), indicando que este novo limite reduzido apenas se aplicará a quem criar uma conta Samsung Cloud a partir desta data. Para os utilizadores actuais ou aqueles que criarem uma conta até 31 de Maio, continuarão a ter acesso aos 15GB.

... Antes de irem a correr criar uma conta só para terem os 15GB, importa relembrar que tal como agora mudaram esta regra, nada impede que daqui por mais algum tempo decidam cortar o espaço gratuito mesmo aos utilizadores existentes. Portanto, fica à consideração de cada um.


P.S. Não esquecer que, em sentido inverso, se podem usar estas coisas como "isco". Nada impede um novo serviço de chegar ao mercado e prometer "espaço ilimitado", deixar que milhões de pessoas enviem para lá os seus dados; e que depois sofram um "ataque de hackers" que permita explicar porque motivos esses dados estão a ser utilizados sabe-se lá para que fins; e que passados uns tempos afinal só possam disponibilizar 1GB de espaço gratuito e que quem lá quiser manter as coisas que já lá tem terá que começar a pagar.

1 comentário: