2019/05/28

Huawei vai lançar a sua alternativa ao Android já em Junho?


A Huawei parece não querer esperar por favores por parte dos EUA, e prepara-se para avançar com a sua versão do Android já no próximo mês, para evitar ficar refém da prorrogação do prazo para o corte de relações com a Google.

Depois do anúncio dos EUA a indicar que a Huawei ficava na sua lista negra e impossibilitada de fazer negócios com empresas norte-americanas ou aceder à sua tecnologia, as coisas acalmaram-se parcialmente com a chegada de um adiamento que permite continuar a cooperação com a Google e Android até meados de Agosto. Entretanto, os cortes de relações têm-se alargado a outras empresas e entidades, com a Huawei a perder o acesso à ARM, SD Association, e outras.

A questão do Android é a mais prioritária, e era algo para a qual a Huawei já andava a planear uma solução alternativa. Essa solução alternativa será uma variante do Android usando apenas as partes open-source, e que poderá chegar ao público já no próximo mês. Um prazo reduzido que só poderá ser explicado se, na prática, esta versão acabar por ser aquela que a Huawei já utiliza na China (onde não se tem acesso aos serviços da Google). Se assim for, a questão poderá ser resolvida com a instalação dos serviços Google pelos próprios utilizadores (tal como já é feito por quem compra equipamentos Huawei com as ROM chinesas). Mas, é de imaginar que isso terá um impacto bastante adverso entre os consumidores ocidentais, que assumem que um smartphone Android venha com tudo isso de origem.

Também de notar que, mesmo que a Huawei se desenrasque desta forma por agora, o fechar das portas da ARM constituirá uma barreira bastante complicada de superar a médio / longo prazo. Pelo que, ou toda esta questão se resolve nos próximos dois ou três meses, ou a Huawei se arrisca a perder tudo aquilo que conquistou no ocidente nos últimos anos.


Actualização: a Huawei já veio esclarecer que não irá lançar o seu sistema já em Junho, mantendo apenas um mais abrangente "2019/2020".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)