2019/05/24

SD Association suspende relações com a Huawei


A SD Association, que rege os formatos dos cartões de memória da família SD, anunciou que também irá suspender relações com a Huawei.

Esta não esta a ser uma boa semana para a Huawei. Depois de anunciada a decisão do governo norte-americano em barrar o acesso a hardware e software à marca chinesa, temos assistido a várias outras entidades que seguem a mesma linha de suspensão de relações, por conterem, de uma forma ou de outra, tecnologia norte-americana.

Se a notícia da Google limitar o acesso da Huawei ao Android acabou por ser minimizada pelo adiamento da entrada em vigor do embargo por 90 dias, o mesmo não se poderá dizer da ARM, que inesperadamente também fechou as portas à marca chinesa, justificando-a com a existência de tecnologia norte-americana que, devido ao embargo, não poderá fornecer à Huawei (embora nesta fase, já não deva ter impacto a nível do desenvolvimento do Kirin 985).

Quando está ainda por esclarecer o teor desta medida, que a manter-se, terá um impacto bem mais grave que a questão do Android e sua actualização, eis que surge mais uma entidade a cancelar a sua ligação com a Huawei.



A SD Association não emitiu ainda um comunicado oficial, mas já retirou a Huawei da lista de empresas licenciadas a utilizar a sua tecnologia. Desta forma, e no imediato, a Huawei ficará impedida de apresentar equipamentos com leitores de cartões SD, microSD, etc.

Tendo em conta que o Mate 20 Pro e o Huawei P30 já apresentam um novo tipo de slot proprietário (NM Card), esta limitação não deverá ser propriamente preocupante para a marca chinesa, no entanto, começa a ser um cerco em múltiplas frentes que vai complicando a situação progressivamente... e tudo sem que os EUA tenham ainda fundamentado a sua decisão com factos concretos para além do "receio de ser uma empresa chinesa".

14 comentários:

  1. Acho que o governo americano tem informação que vão muito além de "receio".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se as tem, será muito estranho nas as ter ainda revelado - ainda mais quando temos múltiplos países Europeus a reforçar a sua posição de confiança com a Huawei. Mas, vindo de um país cujo presidente está a fazer todos os possíveis para impedir o acesso às suas finanças pelos orgãos governamentais... tudo é possível.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Temos a Vodafone na Europa a não confiar na Huawei, tanto que o parceiro oficial 5G é a Ericsson e no Reino Unido cancelaram a pré-reserva do smartphone 5G da Huawei. As desconfianças não são apenas americanas.

      Eliminar
    4. Não. Tens a Vodafone do *Reino Unido* a fazer isso. Noutros países, como por cá, tem continuado a apostar em material Huawei sem problemas.

      Aliás, essa proibição é ridícula quando o que está (supostamente) em causa é a questão das infraestruturas 5G e não de smartphones 5G. Isto parece ser mesmo um impedimento feito "a pedido" por empresas de telecomunicações que não conseguiram acompanhar o comboio do 5G e agora estão em pânico por ver a Huawei a açambarcar o mercado todo.

      Eliminar
    5. Curioso porque o vídeo que a Vodafone Portugal lançou sobre a primeira antena 5G, indica o parceiro de 5G ser a Ericsson
      https://www.facebook.com/vodafonePT/videos/2101404983247369/

      Eliminar
    6. "Vodafone and Huawei have jointly built a superior 5G experience zone in Barcelona during MWC 2019" - https://www.huawei.com/en/press-events/news/2019/2/huawei-vodafone-superior-5g-experience-live-network-5g-devices

      "Huawei (...) has been named ‘Supplier of the Decade’ by Vodafone" - https://www.huawei.com/en/press-events/news/2018/5/Huawei-Supplier-of-the-Decade-Award

      etc. etc.

      Eliminar
  2. Ainda me parece que tudo não passará de uma tremenda "birra" por parte do Trump.
    Se esta presunção estiver certa, isto irá provar que, embora estejamos no século 21, os argumentos de autoridade ainda valem muito mais do que a racionalidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais uma jogada política para pressionar a China a fazer um acordo comercial com os EUA. Aposto que se a China fizer acordo com os EUA, cai logo por terra essa coisa da espionagem.

      Eliminar
    2. Também me inclino para esse lado.
      O que só viria provar que o Trump é um mentiroso e aldrabão.

      Eliminar
    3. Seja o que for, o homem está a fazer aquilo que disse: America First. Gostemos ou não, ele está a fazer aquilo que disse que ia fazer. Os outros são mentirosos e aldrabões na mesma, só que em vez de puxarem a brasa à sua sardinha, vendem-se por pouco. Queríamos nós que os nossos políticos se preocupassem mais connosco, e menos com os outros.

      Eliminar
    4. Então America first, e achas isso correto, se pensas que o alvo é só a China desengana-te, o Canadá também levou com este Sr., assim como a Europa, o populismo é nisto que dá.
      Agora a informação que existe é que a lista negra na qual a Huawei está metida não tem nada a ver com espionar, mas sim com o Irão, tal como fizeram com a ZTE agora querem matar a Huawei, enfim depois destes episódios quem é que vai confiar nestes americanos, que com o América first pervertem regras de comércio instituídas, não sou contra o povo americano sou contra esta horrível administração que actualmente os governa.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar