2019/05/17

Speedtest já pode medir velocidade de apps individuais


A popular app de teste de velocidade de acesso à internet Speedtest foi actualizada, e passa agora a contar com a capacidade de medir a velocidade de acesso de cada app individualmente.

É bastante frustrante quando se está a utilizar uma qualquer app em que o acesso à internet esteja a ser feito a passo de caracol - por exemplo, tentar utilizar o YouTube e ter pausas constantes no para carregamento do vídeo - e quando se vai fazer um teste de velocidade no Speedtest indique que temos uma ligação super-rápida. Para ajudar nessas situações, o Speedtest da Ookla pode agora medir a velocidade de acesso à internet para cada app individualmente.

Para isso basta activar a nova funcionalidade, chamada Speedtest Live, e de seguida utilizar a app desejada - passando-se a ter acesso a informação detalhada sobre a velocidade de acesso daquela app, ou de várias que se estejam a utilizar em simultâneo.

A funcionalidade é interessante, mas há que estar consciente de que isto está a ser feito por intermédio da utilização de uma VPN, pelo que estão a aceitar que todos os vossos dados (enquanto o Speedtest Live estiver activo) estejam a passar pelos servidores da Ookla, com tudo o que isso implica. No passado, outras apps usavam esta mesma técnica para monitorizar que apps os utilizadores estavam a usar, sendo dados bem valiosos para serem vendidos a empresas de marketing ou para determinar quais os concorrentes com que têm que se preocupar.

Mas, só utiliza quem quiser. E, de modo idêntico, quem já estiver a utilizar uma VPN não poderá recorrer a esta táctica para testar as velocidades de acesso das apps, já que o Android não permite utilizar uma VPN em cima de outra VPN.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)