2019/05/01

Usar um painel LED como "scanner"


Gostavam de saber como podem transformar um "ecrã" num scanner? É precisamente isso que mostra este projecto do Instructables, que recupera a mesma técnica utilizada em tempos pelas futuristas "light pens" de desenhar nos ecrãs.

Transformar um ecrã - neste caso uma matriz de LEDs - que emite luz em algo que seja capaz de "ver" não é magia; trata-se apenas de inverter o princípio de funcionamento de uma câmara.

Normalmente, para ver algo temos uma fonte de luz e um sensor composto por uma matriz de milhares de pixeis que detectam a quantidade de luz reflectida que chega a cada um, criando uma imagem. Para este projecto, invertemos o conceito, passando a ter apenas um único pixel fotoreceptor mas controlando-se os pontos de emissão de luz.

Assim, podemos iluminar um único ponto de cada vez, sequencialmente, e verificando se o receptor está a receber luz ou não - se estiver, quer dizer que tem o caminho desobstruído; se não estiver, é porque há um objecto opaco no seu caminho. E assim, pixel por pixel, podemos reconstruir uma imagem. Se repararem com alguma atenção, verão esse ciclo rápido de "scan" a ocorrer entre cada mudança de imagem.


É precisamente o mesmo princípio utilizado pelas light pen dos velhos monitores, e onde a caneta tinha um sensor que detectava a luz do varrimento feito pelo tubo CRT para determinar em que posição do ecrã estava.

... Alguém ainda se recorda da lightpen que havia para o ZX Spectrum? Ainda tive o privilégio de poder brincar com uma durante alguns tempos. :)



Ou que, em 2012, ainda tínhamos a MS a criar uma lightpen capaz de funcionar com todo o tipo de ecrãs.

1 comentário: