2019/06/19

iOS 13 alerta para subscrições ao desinstalar apps


Com o iOS 13 a Apple quer tornar as subscrições das apps menos assustadores, passando a perguntar aos utilizadores se desejam manter uma subscrição activa associada a uma app que estejam a desinstalar.

A Apple incentivou os developers na App Store a apostarem na modalidade de subscrição e isso teve como efeito uma autêntica "praga" de subscrições na App Store. Praticamente todas as apps actuais disponibilizam uma qualquer forma de subscrição (até jogos completamente básicos), e não me parece que isso resulte sempre a favor das apps. O "receio" de fazer uma subscrição é natural, e era fomentado também por coisas como a dificuldade em chegar ao local onde se podia ver e gerir as subscrições activas. Eventualmente a Apple simplificou o acesso às subscrições, mas com o iOS 13 passaremos a ter aquilo que deveria ter sido feito de início.

No iOS 13 (beta 2), quando se desinstala uma app com uma subscrição associada, é apresentado um alerta que pergunta se o utilizador deseja manter a subscrição activa.

Poderá dar-se o caso de ser uma app estilo Spotify, onde se deseja manter a subscrição para utilizar noutros dispositivos e que se queira manter; mas no caso de ser uma app onde até se tivesse feito a subscrição "por engano" ou apenas para fazer um curto teste, ficamos com um atalho que nos leva até à gestão das subscrições para a podermos cancelar no momento e evitar surpresas desagradáveis mais tarde - quando repararmos que continuamos a a pagar pela subscrição de uma app / serviço que já nem utilizamos.

Deveria ter sido algo implementado desde o primeiro dia das apps subscrições, mas... mais vale tarde que nunca.

1 comentário: