2019/06/17

iOS 13 vai permitir ler NFC dos cartões de cidadão alemães


Num momento bem propício onde por cá se discute a validade dos documentos digitais, chega a notícia de que será possível utilizar os iPhones para ler o chip NFC dos cartões de cidadão e passaportes alemães.

A utilização do NFC nos iPhones tem estado restringida a uma meia dúzia de aplicações bem específicas, para pagamentos ou validações em certas redes de transporte. A chegada do iOS 13 vai ampliar drasticamente essas capacidades, dando mais liberdade aos developers para criarem apps capazes de ler - e também escrever - estes chips. E depois do Japão, chega a notícia de que também a Alemanha quer que os cartões de cidadão alemães possam ser lidos a partir dos iPhones.

O governo alemão vai actualizar a sua app AusweisApps para o iOS 13, de modo a permitir a leitura do cartão de cidadão, passaporte, e outros documentos relevantes, através de NFC, para que fiquem disponíveis em formato digital no smartphone.

Esperemos que por cá também se assista a algo idêntico em relação à app id.gov.pt, embora me pareça que melhor seria ter todos os países da UE a investirem na criação de uma app única que uniformizasse estes cartões digitais para todo o espaço europeu, em vez de se ter cada país a repetir a coisa à sua própria maneira - e sabe-se lá com que (falta de) garantias de segurança. E desta forma também poderia ajudar a facilitar que em toda a UE ficasse claramente definido que bastaria apresentar o documento digital para ter validade legal: senão, quem nos garante que ao chegar a outro país da UE, o que apresentarmos na "nossa" app seja reconhecido pelas autoridades locais, ou vice-versa?

2 comentários:

  1. O nosso cartão de cidadao tem NFC?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Seria bom ter no entanto. Talvez no futuro haja se chegarmos à uniformização completa do sistema de identificação a nível da União Europeia. De qualquer forma até que os "bifes" não desampararem a loja não deve haver melhorias neste campo.

      Eliminar