2019/06/13

Rede Vodafone em baixo a nível mundial


Se forem clientes Vodafone e estiverem com problemas a aceder à internet, quer via 4G quer através da rede fibra, não são os únicos. As queixas multiplicam-se não só em Portugal como também noutros países.

Normalmente consideramos o acesso à internet dos operadores como sendo "garantido" - mas de vez em quando lá somos confrontados com episódios que nos relembram que nada é garantido. Desta vez a lembrança recai sobre os clientes Vodafone, que têm estado sem acesso à internet, tanto nas redes fibra como na rede móvel.

Ainda não se sabe qual será o problema, já que nalguns casos continua a ser possível aceder a alguns sites mas não a outros. E embora a suspeita inicial recaísse sobre os servidores de DNS, parece que desta vez não será esse o caso (pelo menos, não exclusivamente).

Estamos a aguardar por esclarecimentos por parte da Vodafone. Mas até lá... não há muito a fazer senão aguardar, e esperar que a situação fique resolvida o mais rapidamente possível.


Actualização (17h): A situação parece ter sido regularizada. A suspeita é que tenha sido um desvio de rotas via BGP. Saberemos quando a Vodafone emitir um comunicado formal.

7 comentários:

  1. Dica: para acompanhamento da situação via twitter --> #Vodafonedown

    ResponderEliminar
  2. E eu que já tinha feito reset ao router, testar por wifi, por cabo!
    Confirmo que alguns sites funcionam outros não...neste momento só com 4G mas MEO :P

    ResponderEliminar
  3. Eu que fiz factory reset ao meu smartphone, estava fora de casa e fiquei sem acesso há internet, fui a uma Vodafone , mas não sabiam, enfim...

    ResponderEliminar
  4. Sou cliente e usei net o dia todo sem falhas, mas não uso o DNS da Vodafone, não sei se terá a ver...

    ResponderEliminar
  5. Antes de ter lido que o problema era generalizado na Vodafone, forcei o DNS 1.1.1.1 da Cloudflare e não melhorou nada.

    ResponderEliminar
  6. Usei o dia todo sem problemas

    ResponderEliminar
  7. Eu nao tive problemas nenhuns mas a minha mulher trabalha na vodafone e confirma que houve uma grande parte de utilizadores afectados.

    ResponderEliminar