2019/06/13

Notícias do dia

Rede da Vodafone com problemas a nível mundial; Google confirma Pixel 4 com modulo quadrado com 2 (ou mais) câmaras; novo CPU AMD Ryzen 9 3950X arrasa Core i9 no Geekbench; análise ao mini PC Shuttle XPC DH370; Google vai aumentar limite de regras para adblockers no Chrome; iPhones e iPads já podem usar Androids como chave de segurança Google; e Apple perde semanas a reparar MacBook Pro com ecrã desligado.

Antes de passarmos às notícias do dia, certifica-te que participas no passatempo gadget da semana que desta vez tem para oferecer uns powercube multiplicadores de tomadas.

Dados de 128 mil alunos estiveram expostos durante anos no SIGE



O SIGE (Sistema Integrado de Gestão de Escolas) veio facilitar a gestão das escolas, mas durante anos expôs os dados de mais de 128 mil utilizadores. A descoberta foi feita pela empresa de segurança digital Adamant Sec, que decidiu fazer um teste ao SIGE e ficou surpreendida pelo que descobriu.

Através de diversas vulnerabilidades era possível aceder aos dados do Cartão do Cidadão dos utilizadores, horários dos alunos, registo de doenças e alergias, e até ao código PIN do cartão do aluno. Depois de informadas as entidades competentes, deu-se início ao processo de resolução das falhas, que ficou concluído em Março deste ano.

... Como sempre, o grande problema do roubo de dados é que, depois de dados privados terem sido expostos na internet, já não há nada a fazer. Estes alunos não irão mudar de nome, rosto, doenças, etc. Dados que poderão ser explorados e abusados ao longo de toda a sua vida.


Samsung apresenta monitor CRG5 de 240Hz com G-Sync



Para quem não se contentar em jogar a 120 ou 144Hz, a Samsung propõe o seu mais recente monitor curvo CRG5 de 27" que não tem problemas em apresentar imagens a frequências de até 240Hz, e contando com tecnologia G-Sync para garantir que não há quebras entre as imagens no caso de variações no framerate.

O painel utilizado é um VA, e a resolução fica-se pelo Full HD (1920x1080) mas considerando a frequência dos 240Hz, não me parece que fosse muito aconselhável aventurarem-se em resoluções superiores. (Por outro lado, já era tempo dos monitores ditos "normais" passarem dos 60Hz para os 120Hz pelo menos...)


Huawei pede mais de mil milhões de dólares à Verizon por violação de patentes



Enquanto vai lutando contra o bloqueio dos EUA, a Huawei relembra que também tem outras armas ao dispor. A empresa chinesa terá exigido à operadora norte-americana Verizon o pagamento de mais de mil milhões de dólares por violação de mais de 230 das suas patentes.

Numa altura em que se assiste à transição para as redes 5G, a Huawei - enquanto detentora do maior número de patentes 5G - parece estar disposta a demonstrar que o "bloqueio" poderá ser feito nos dois sentidos ou, no mínimo, subtrair alguns "biliões" à economia norte-americana.


Project Galileo da Cloudflare protege sites - incluindo o VOST Portugal



Criar um site é algo que pode parecer simples, mas na verdade é uma grande dor de cabeça para quem se preocupar com a segurança do mesmo. Um site exposto na internet está continuamente exposto a todo o tipo de ameaças e tentativas de intrusão, e nem sempre se tem os recursos para enfrentar coisas como ataques DDoS e outros. O Project Galileo da Cloudflare oferece esses serviços a sites sem fins lucrativos, e um dos sites que conta com essa protecção é o VOST Portugal.

O VOST Portugal faz a representação nacional da rede VOST, consistindo no trabalho de voluntários que ajudam a difundir e esclarecer os interessados em situações de emergências como incêndios, greves, e outros acontecimentos inesperados. Graças ao Project Galileo, podem focar-se naquilo que é essencial sem se preocuparem com os "detalhes" de manter o site a salvo de potenciais ataques.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)