2019/06/13

SpaceX lança satélites Radarsat e aterra com sucesso


A SpaceX pode somar mais uma missão bem sucedida ao seu currículo, lançando para o espaço o trio de satélites canadianos Radarsat, e conseguindo mais uma vez aterrar com sucesso um Falcon 9 reutilizado - e desta vez com a plataforma escondida por um espesso manto de nevoeiro.

Embora enviar seja o que for até ao espaço não seja uma tarefa fácil, a SpaceX está a fazer um excelente trabalho a fazer parecer que é. Os três satélites Radarsat vão substituir o RADARSAT-2, que tem estado em operação desde 2007 e que estava planeado durar apenas 7 anos (mas tendo sido mantido em funcionamento até ser substituído). Têm por missão manter um olhar atento sobre o território canadiano e o árctico, e deverão enviar para o solo mais de 250 mil imagens por ano, que serão de valor incalculável para monitorizar as alterações climáticas.


O Falcon 9 utilizado neste lançamento foi aquele que em Março transportou a cápsula Crew Dragon até à ISS. Foi também a segunda vez que a SpaceX conseguiu fazer com que o seu foguete voltasse ao lugar de lançamento na Califórnia - no SLC-4 (Space Launch Complex 4) - em vez de optar pelo pouso na plataforma flutuante, que requer menos combustível.


Como curiosidade, terá também sido o mais valioso lançamento já realizado pela SpaceX, com o trio de satélites a ter um custo estimado de mil milhões de dólares. (É melhor nem imaginar o desastre que seria terem-se tornado no mais dispendioso festival pirotécnico de sempre... :)

O próximo lançamento da SpaceX está agendado para 24 de Junho, desta vez com um Falcon Heavy.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)