2019/06/12

Waze ganha Google Assistant nos EUA


A Google continua a esforçar-te por levar Google Assistant a todo o lado, e o visado mais recente é o Waze - mas por agora só nos EUA.

O Waze já contava com alguns comandos de voz, mas as suas capacidades serão ampliadas com a integração do Google Assistant. Com isto, os condutores poderão reportar trânsito com uma simples frase "Hey Google, report traffic", ou esquivarem-se a portagens com um "Hey Google, avoid tolls". No entanto, por agora esta integração do Google Assistant no Waze está limitada aos EUA e língua inglesa.

Sob um ponto de vista técnico, não sei se esta táctica que a Google está a seguir, de adicionar o Assistant a cada app individualmente será a melhor opção. Parece-me que seria mais versátil que as apps ganhassem um modo de interacção por voz, mas que fosse independente de qualquer assistente de voz específico, de modo a que pudessem ser usadas a partir de um simples reconhecimento de voz do sistema, ou outro assistente como a Alexa, Cortana, Bixby ou qualquer outro.

... Claro que do lado da Google faz todo o sentido em tentar "forçar" o maior número de pessoas a usarem o Google Assistant - e não está em causa que neste momento será um dos mais capazes. Mas a longo prazo, parece-me inevitável que também esta área dos assistentes venha a ser como os motores de pesquisa e browsers, em que as plataformas serão obrigadas a permitir que os utilizadores escolham que serviços (variados) querem utilizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)