2019/07/02

Análise ao carregador Aukey PA-Y21 (PD 30W)


O USB-C quer assumir-se como ficha standard para tudo, e hoje espreitamos carregador Aukey PA-Y21 com USB-C Power Delivery até 30W.


O Aukey PA-Y21




Este carregador USB-C da Aukey surpreende pelas especificações que apresenta. Além de ser muito compacto (58 x 44 x 25mm) e leve (57g), o Aukey PA-Y21 disponibiliza uma capacidade máxima de carregamento de 30W. É compatível com a norma power delivery 3.0 e permite efectuar o carregamento com as seguintes relações V/A: 5V 3A | 9V 3A | 12V 2.5A | 15V 2A | 20V 1.5A.



Dentro da caixa encontramos apenas o carregador, manual de instruções e o já habitual cartão de visita da Aukey. Para poderem utilizar este carregador terão por isso que recorrer a um cabo USB-C que já possuam. De referir que o cabo tem uma particular importância no desempenho do carregador, pelo que deverão apostar em cabos certificados para Power Delivery 3.0 para obter os melhores resultados.




No caso de utilizarem um iPhone, a Aukey tem dois cabos com certificação MFi, os CB-CL01 e CB-CL02 que poderão adquirir via Amazon. Como não ultrapassam os 20€, portes incluídos, podem até mandar vir o cabo da Amazon EUA. Foi precisamente isso que fizemos, para poder testar aquela que é uma das bandeiras da Aukey: carregar 50% da bateria do iPhone em apenas 30 minutos.

Além do iPhone X, utilizámos também o Pixel 3a da Google, se bem que nenhum dos dois smartphones permite explorar ao máximo a potência máxima que o Aukey PA-Y21 é capaz de disponibilizar. No teste foram utilizados os cabo USB-C - lightning CB-CL01 e USB-C - USB-C CB-CD5, ambos da Aukey.


Em funcionamento


O Aukey PA-Y21 cumpriu o prometido, conseguindo levar o iPhone X até aos 47% de carga em 30 minutos, ficando por isso muito próximo dos 50% que a marca anuncia.



Tal como aconteceu no teste com o carregador sem fios Aukey LC-C6, a parte final do carregamento é processada de forma bastante mais lenta. A partir dos 80%, a relação de carregamento baixa para os 5V/1A, levando a que os últimos 15% de carga, levem mais de 50 minutos a serem efectuados. Desta forma, o tempo total de carregamento arrasta-se para os 123 minutos, isto quando em meia hora, chegou aos 47% de carga.




O Pixel 3a apresenta um comportamento diferente, mantendo a tensão na casa dos 9V, variando a intensidade da corrente, que entre os 70 e 80% de carga baixa de 1A, chegando aos 0,29A no final do processo de carregamento. Os 50% de carga foram obtidos entre os 30 e 40 minutos de carregamento, com os 100% a levarem 96 minutos a ser atingidos.



Para testar a capacidade máxima de carregamento (os tais 30W), foi utilizado um portátil com carregamento via porta USB-C. Ao contrário do esperado, a relação de carregamento ficou-se pelos 19,6V/1,15A, com a corrente a ficar relativamente longe dos 1,5A, resultando uma potência de 22,5W, um valor inferior ao máximo anunciado pela marca.


Apreciação final



A potência de carregamento e as dimensões compactas, são dois dos grandes atributos deste carregador Aukey PA-Y21. Facilmente pode ser transportado numa bolsa ou mochila, sem que se torne numa excesso de carga considerável, pois pesa apenas 57g. Permite carregar 50% da carga de um iPhone em apenas 30 minutos, ou utilizar o sistema Power Delivery 3.0, para carregar outros equipamentos (máximo de 30W), com a Nintendo Switch a ser uma das possíveis opções.

Com um preço de 33.99 euros, este carregador não se pode considerar propriamente barato, até porque tem apenas uma porta USB-C. Tem contudo a vantagem de ser muito compacto para um carregador de 30W, argumento que será por certo decisivo para quem optar por comprar este modelo, em detrimento de outros - com mais portas USB mas também maiores e mais pesados.

Pelas razões acima expostas, sai daqui com um "quente".



Carregador USB-C Aukey PA-Y21


Quente



Prós
  • Portabilidade
  • Potência de carregamento

Contras
  • Preço



Aukey PA-Y21

Quente (4/5)

2 comentários: