2019/07/29

BMW vai cobrar anuidade pelo CarPlay


A BMW está a usar a ameaça de uma anuidade pelo acesso ao Apple CarPlay como forma de tornar mais digerível o pagamento da opção "vitalícia" de uma só vez.

Algumas marcas automóveis - como a BMW - já são conhecidas por cobrarem valores obscenos por pelos seus infindáveis extras e opções, pelo que a nova táctica aplicada ao CarPlay da Apple não será propriamente novidade. Nos EUA a BMW quer que os clientes paguem $80 por ano pelo CarPlay para poderem ligar o seu iPhone aos carros.

A proposta parece absurda, até descobrirmos que o principal propósito será tornar a opção alternativa mais atractiva: os clientes podem pagar 300 dólares para terem acesso ao CarPlay durante 20 anos. Ou seja, indiferentemente do que se achar, desde que o objectivo seja ficar com o carro por mais de três anos, já compensará pagar pela opção "vitalícia"... que no entanto funcionará como uma sombra a pairar sobre a cabeça do detentor do carro ao final daqueles 20 anos (se o carro durar até lá, e na altura, por qualquer milagre, o sistema ainda funcionar e ainda houver iPhones compatíveis).

O pior no meio de tudo isto é mesmo a atitude. Se a BMW se tivesse limitado a aumentar o preço dos carros em $300 os clientes assumiriam que teria sido um simples ajuste de preço. Ao fazê-lo desta forma, apenas vem confirmar a sua política de "extorsão" por conta dos extras opcionais.

... Veremos se não será apenas um teste que em breve seja alargado a outros extras, passando os opcionais a fazerem parte de um conjunto de mensalidades que nos levará em direcção ao "car-as-a-service" que comece a diluir cada vez mais a diferença entre ter um carro ou pagar uma mensalidade pelo acesso a um.

Actualização: Infelizmente, parece que estava certo.

9 comentários:

  1. Quando a marcas se aperceberem que as novas gerações e não só já não vão querer ter automóveis mas sim transporte, vão acordar tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizes tu que provavelmente vives numa cidade grande

      Eliminar
    2. Se calhar é exactamente ao contrário. Agora imagina alguém que não tem carta, vive numa aldeia e só tens transportes público para a vila uma vez por semana e é se tem. Ou vai de boleia ou vai de táxi.

      Eliminar
  2. Ja pra n falar de q nem sequer equacionam ter compatibilidade pra Android Auto... marcazinha com desprezivel e elitista... tenho nojo de ter um e de gostar da marca... nunca mais me meto a ter mais um carro desta marca enquanto n mudarem este paradigma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A acrescentar que o iPhone é casa vez mais um gadget démodé utilizado por pitas adolescentes que nem conduzem

      Eliminar
  3. Ainda sou da "velha guarda" que está (mais ou menos) fiel ao carro (quase) 100% mecânico: Gastam um pouco mais, não são tão "verdes" (no momento em que têm o motor ligado) mas raios... Faço do carro o que quero.

    Despesas: Seguro, IUC, inspeção, óleo, filtros, pneus e gasóleo. (vá lá, e lavagens / aspirações - mas sempre em 'casa')

    Pelas minhas contas, estou quase nos 800 euros por ano (colocando 1/4 da despesa dos pneus por ano, para dar mais ou menos uma troca de pneus a cada 4 anos - o que raramente ocorre, eheh...)

    (e isto para mim já é mesmo muito!)

    De qualquer das maneiras, estou a ver que ter uma viatura "moderna" dará ainda mais despesa.

    ResponderEliminar
  4. Os fabricantes de automóveis se pudessem recebiam dinheiro cada vez que se travasse ou que o carro estivesse parado no trânsito. E acham perfeitamente normal termos de andar a custear carros às vedetas de futebol que em cada temporada recebem modelos novos...

    ResponderEliminar
  5. Fui ver bem o site da BMW e já é assim em Portugal. O connectDrive custa 49 euros por mês. Se quiseres o Car Play 112 euros por ano e 399 ilimitado! Que abuso. O Android auto nem o vejo lá e existem imensas opções de subscrição. Eu acho que não tem o Andoird Auto porque a ideia é meso usar o connectdrive para fazer isso tudo. Aquilo tem loja de aplicações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente têm seguido por esse caminho:
      https://abertoatedemadrugada.com/2019/08/bmw-aplica-compras-in-app-aos-extras.html

      Eliminar