2019/07/01
Falha de electricidade destrói Exabytes de memória flash
A Western Digital e Toshiba tiveram um cenário de pesadelo no passado dia 15 de Junho, quando uma falha de electricidade destruiu cerca de 6 exabytes de memórias flash nas suas fábricas em Yokkaichi no Japão.
As fábricas de produção de chips são concebidas para nunca pararem, e não se sabe ainda o que terá causado esta falha catastrófica. Embora devessem existir sistemas de backup para resistirem a falhas de energia, os mesmos não foram capazes de aguentar a falha de 13 minutos que se veio a verificar, acabando por destruir chips totalizando 6 exabytes de capacidade (6 milhões de terabytes) - embora algumas pessoas digam que o valor poderá ter sido bastante superior, aproximando-se dos 9 exabytes.
Estima-se que cerca de metade da produção trimestral destas fábricas tenha sido destruída, o que considerando que são responsáveis por um terço da produção mundial, poderá causar alguns constrangimentos no mercado daqui por uns meses. Por agora as fábricas continuam a tentar regressar à normalidade, algo que apenas deverá acontecer daqui por mais duas ou três semanas.
Seria interessante publicarem um comunicado a explicar o que causou esta falha catastrófica, e que alterações terão sido feitas para evitar que uma futura falha de energia de uma dezena de minutos volte a causar tais prejuízos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ou como 13 minutos servem o propósito de subir os preços, que trarão retornos que irão para lá dos 3 meses... (especulo eu)
ResponderEliminarRespondendo de forma simplória: Os chips passam muito tempo na fornalha e por muitos processos, se um desses processos falhou, perde-se o lote todo, perde todas as pastilhas onde estavam fazendo os chips
EliminarNão faz sentido dizer tamanho absurdo. O aumento dos preços por causa da demanda não será capaz de superaros enormes prejuizos das duas empresas.
Eliminaronde já vi qualquer coisa parecida com os HDD???
ResponderEliminarMas SSD é melhor.
EliminarEsse tipo de desleixo não existe por lá. Isso deve ter sido provocado para estabilizar e tentar subir os preços que estavam em queda por excesso de oferta.
ResponderEliminara memoria flash ja estava a ficar demasiado baixa.
ResponderEliminarainda ha uns dias estava a falar com um amigo que queria comprar ram e ele disse que tinha caído muito o preco, ele tinha pago 70+ euros por 8gb ddr4 e agora estavam a metade do preco, eu disse aproveita nao dou muito mais tempo para que alguem venha com uma desculpa para aumentar os precos
Genty é uma empresa específica que deu problema, ainda existe outras empresas para competir com o mercado. Empresas grandes geralmente têm seguro para cobrir possíveis catástrofes. Afinal de contas ela sairia da concorrência, mas ela que ficaria com o prejuízo maior comparado com os consumidores.
ResponderEliminarNão. Memórias RAM ddr5 so tem 3 fabricantes e flahs ddr4 5 se não me falha a memória.
EliminarCulpa do Bolsonaro?
ResponderEliminarHahaha
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarQue loucura
ResponderEliminarMeu Deus e agora
ResponderEliminarfoda-se
ResponderEliminar