2019/07/01

Falha de electricidade destrói Exabytes de memória flash


A Western Digital e Toshiba tiveram um cenário de pesadelo no passado dia 15 de Junho, quando uma falha de electricidade destruiu cerca de 6 exabytes de memórias flash nas suas fábricas em Yokkaichi no Japão.

As fábricas de produção de chips são concebidas para nunca pararem, e não se sabe ainda o que terá causado esta falha catastrófica. Embora devessem existir sistemas de backup para resistirem a falhas de energia, os mesmos não foram capazes de aguentar a falha de 13 minutos que se veio a verificar, acabando por destruir chips totalizando 6 exabytes de capacidade (6 milhões de terabytes) - embora algumas pessoas digam que o valor poderá ter sido bastante superior, aproximando-se dos 9 exabytes.

Estima-se que cerca de metade da produção trimestral destas fábricas tenha sido destruída, o que considerando que são responsáveis por um terço da produção mundial, poderá causar alguns constrangimentos no mercado daqui por uns meses.  Por agora as fábricas continuam a tentar regressar à normalidade, algo que apenas deverá acontecer daqui por mais duas ou três semanas.

Seria interessante publicarem um comunicado a explicar o que causou esta falha catastrófica, e que alterações terão sido feitas para evitar que uma futura falha de energia de uma dezena de minutos volte a causar tais prejuízos.

14 comentários:

  1. Ou como 13 minutos servem o propósito de subir os preços, que trarão retornos que irão para lá dos 3 meses... (especulo eu)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respondendo de forma simplória: Os chips passam muito tempo na fornalha e por muitos processos, se um desses processos falhou, perde-se o lote todo, perde todas as pastilhas onde estavam fazendo os chips

      Eliminar
    2. Não faz sentido dizer tamanho absurdo. O aumento dos preços por causa da demanda não será capaz de superaros enormes prejuizos das duas empresas.

      Eliminar
  2. onde já vi qualquer coisa parecida com os HDD???

    ResponderEliminar
  3. Esse tipo de desleixo não existe por lá. Isso deve ter sido provocado para estabilizar e tentar subir os preços que estavam em queda por excesso de oferta.

    ResponderEliminar
  4. a memoria flash ja estava a ficar demasiado baixa.
    ainda ha uns dias estava a falar com um amigo que queria comprar ram e ele disse que tinha caído muito o preco, ele tinha pago 70+ euros por 8gb ddr4 e agora estavam a metade do preco, eu disse aproveita nao dou muito mais tempo para que alguem venha com uma desculpa para aumentar os precos

    ResponderEliminar
  5. Genty é uma empresa específica que deu problema, ainda existe outras empresas para competir com o mercado. Empresas grandes geralmente têm seguro para cobrir possíveis catástrofes. Afinal de contas ela sairia da concorrência, mas ela que ficaria com o prejuízo maior comparado com os consumidores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Memórias RAM ddr5 so tem 3 fabricantes e flahs ddr4 5 se não me falha a memória.

      Eliminar
  6. Culpa do Bolsonaro?
    Hahaha

    ResponderEliminar