2019/07/26

Google Camera melhora as fotos no Asus ZenFone 6


O software tem uma importância fundamental na qualidade das fotos extraída dos sensores de imagem, e agora já podemos começar a ver as melhorias que a Google Camera pode trazer às câmaras do ZenFone 6 da Asus.

A Google há muito que tem apostado no software para melhorar a qualidade das fotos nos seus Pixel e não demorou para que houvesse o desejo de tirar partido dessas melhorias noutros smartphones. A comunidade de developers cedo começou a trabalhar na compatibilização da Google Camera para outros smartphones com processador Snapdragon da Qualcomm. Os resultados obtidos podem não igualar os dos smartphones Pixel, mas são garantidamente superiores aos disponibilizados pelas aplicações fornecidas pelos fabricantes, e agora foi a vez do ZenFone 6.

Google Camera faz milagres

Já tivemos oportunidade de comprovar este facto, na análise ao ZenFone Max Pro M2 da Asus, um smartphone de gama média, que ganhou um novo brilho com a utilização de uma versão modificada da Google Camera. Com a chegada do ZenFone 6, havia desde logo a curiosidade em saber se os developers iriam trabalhar numa versão da Google Camera para este smartphone. A Asus acabou por surpreender ao criar um plano de apoio aos developers, com um dos principais responsáveis por levar a Google Camera a múltiplos smartphones a ser um dos escolhidos para receber um ZenFone 6.

Não demorou muito tempo até que o developer Arnova8G2 disponibilizasse a primeira versão de teste da Google Camera para o ZenFone 6. A grande curiosidade estava no modo noite, mas a aplicação tardou em conseguir disponibilizar imagens com um mínimo de qualidade, apresentando problemas de ordem diversa. Temos vindo a experimentar as diferentes versões que o developer tem lançado, e actualmente já é possível obter resultados de melhor qualidade com a Google Camera em modo noite do que os disponibilizados pela Asus Camera .

Asus Camera vs Google Camera vs Mate 20 Pro vs Pixel 3a

ZenFone 6 - Google Camera

No bloco de imagens em cima, podem avaliar esta situação em três cenários distintos em termos de iluminação, sendo que em todos eles a luz disponível é muito reduzida ou mesmo quase nula. As duas primeiras imagens mostram a diferença entre a app da Asus e a Google Camera no ZenFone Max Pro M2. As 9 imagens seguintes estão organizadas em blocos de 3, com a mesma situação a ser fotografada no mode noite, com o ZenFone 6, a Google camera a correr no ZenFone 6, com o Mate 20 Pro e com o Pixel 3a.

No primeiro cenário a luz é apenas residual, com uma tv a apresentar a programação (texto em branco, com fundo em negro). No segundo cenário, a tv foi desligada e foi utilizada luz no exterior da sala. O último cenário é igual, se bem que com luz natural. Embora os resultados ainda estejam longe de acompanhar o Mate 20 Pro e o Pixel 3a, é já notória a diferença da qualidade das imagens disponibilizadas pela Google Camera a correr no ZenFone 6 da Asus.

Há espaço para melhorias e, tendo em conta os resultados já conseguidos com outros smartphones a correr esta versão modificada da Google Camera, este ZenFone 6 poderá conseguir disponibilizar fotografias ainda com melhor qualidade, especialmente nos modos noite e HDR. Ficamos a aguardar pelos próximos desenvolvimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]