2019/07/19

Rangel pede encomenda de volta para desalfandegar


As nossas aventuras com a alfândega em Portugal são muitas e conhecidas mas agora temos um novo caso insólito que parece ser uma estreia: de uma encomenda entregue ao destinatário em tempo recorde... e que está a ser pedida de volta pela Rangel para desalfandegar.

Lidar com o surrealismo dos processos de desalfandegamento é um trauma comum a todos os que se aventuram a comprar coisas fora do espaço Europeu (até mesmo quando se tratam de caixas negras de aviões), e que com a ajuda das empresas de transportes pode fazer coisas como cobrar mais de 67 euros em taxas e despesas para um produto de 90 euros. Mas neste caso a situação é ainda mais caricata.

A pessoa em questão foi surpreendida ao ver uma encomenda feita nos EUA ser-lhe entregue em apenas dois dias, quando imaginava que o processo iria demorar as semanas habituais por causa do processo de desalfandegamento. Mas mais surpreendido ficou ao ser contactado pela Rangel a dizer que teria que devolver a encomenda, pois tinha ocorrido um erro e a mesma teria ainda que passar pelo controlo aduaneiro - e pelo qual, obviamente, irá ter que pagar entre 50 a 60 euros de despesas, mais os impostos que a alfândega decidir cobrar.



Perante a incredulidade sobre este episódio, destacam-se as sugestões que vão sendo dadas: desde não abrir a porta, em resposta aos muitos casos das empresas de entregas que dizem ter passado em casa das pessoas e que "não houve resposta", quando a pessoa ficou expressamente em casa o dia todo para a receber, potencialmente faltando ao trabalho; aos que sugerem dizer que a encomenda era uma prenda e que já foi entregue à pessoa em causa e está inacessível; ou que era uma coisa de comer e que já foi comida; ou ainda, colocar uma meia velha na caixa, devolver como solicitado, e dizer que não se está interessado em fazer o desalfandegamento, e que podem devolver à procedência ou fazerem o que bem entenderem.

... Perante tudo o que se sofre às mãos das transportadoras e serviços alfandegários... quem poderá censurar este tipo de sugestões?

8 comentários:

  1. Mais exemplo:
    » Deixar com um vizinho! (Sem autorização!!)
    » Deixarem no chão da porta de casa! (Sim literalmente!!)
    Vale... tudo menos entregas com qualidade.

    ResponderEliminar
  2. A GLS também é miserável para entregas. Eu e mais uma dezena de pessoas que trabalhamos no mesmo local, já fizemos várias encomendas do Amazon e a GLS falha a entregar na empresa. Alega que o destinatário não estava para receber encomenda. Após reclamação apresentada por telefone, indicaram que seria investigado e uma resposta seria dada. Passaram-se meses e nada. Talvez a pior transportadora de sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também já tive uma experiência desagradável com a GLS. Disseram que não encontraram a morada. Quando questionei qual a app GPS usado para procurar a morada, pois eu tinha a certeza que a minha morada ė encontrada nas apps de GPS, disseram-me que não usavam nenhum. Então questionei como é que fazem as entregas e responderam-me que quem anda no terreno já conhece as moradas. Portanto, se é uma morada nova, não entregam... Extrema falta de profissionalismo.

      Eliminar
  3. por isso tudo o que eu compro fora de portugal tento comprar na uniao europeia ou valores baixos, so para nao me chatear.

    ResponderEliminar
  4. Eu responderia: Tem mandato judicial em seu poder?

    ResponderEliminar
  5. A mim até podiam mandar a GNR buscar a encomenda das minhas mãos não a levavam isso garanto mais depressa me levavam a mim...Enganaram se...azar o deles não o meu amigos lamento ser assim mas é o mundo em que vivemos deixaram foi entregue cumpriram a parte deles e eu a minha...Se se enganaram pelo meio e problema deles...lamento

    ResponderEliminar
  6. A mim já aconteceu quase o mesmo na empresa. Recebemos muitas entregas de clientes e vieram três do mesmo mas uma delas não pedia pagamento. Não recebemos encomendas de clientes com custos e as outras duas foram rejeitadas. Passado uns dias vieram pedir o pagamento ou a encomenda. Temos pena não levaram nenhuma das duas. Ah falsas entregas porque ninguém estava era o prato do dia. A minha empresa tem 24*7 e diziam não estava lá ninguém lol. Tem acontecido menos porque já devem saber que connosco essa desculpa não pega.

    ResponderEliminar
  7. Relativamente às encomendas que param na alfândega para se levantar é necessário esperar que a alfândega ou quem seja mande um ofício para depois se ir lá ou sabendo que a encomenda está lá vou sem esperar receber esse ofício?

    ResponderEliminar