2019/08/08

Apple esconde estado da bateria em iPhones com baterias não autorizadas


A Apple volta a enfrentar polémica com baterias nos iPhones, desta vez devido à sua decisão de esconder o estado que indica a longevidade da mesma no caso de se ter efectuada uma substituição não oficial.

Depois de ter feito todos os possíveis por esconder que reduzia deliberadamente o desempenho nos iPhones com baterias mais degradadas, a Apple lá se dignou a adicionar uma secção no iOS que indicava o estado da bateria - para se saber se o iPhone estará a funcionar em modo de desempenho limitado, e qual o nível de degradação da bateria. Mas, quem se aventurar a trocar a bateria do iPhone por sua própria conta, deixará de ter acesso a essa informação.

A Apple está a remover a indicação do estado da bateria no caso de se ter feito uma substituição "não autorizada", limitando-se a apresentar uma mensagem de que a autenticidade da bateria não pode ser verificada.


De notar que isto acontece mesmo que tenham substituído a bateria por outra bateria original (tirada de outro iPhone, por exemplo), desaparecendo apenas se o processo for feito numa posto de assistência autorizado da Apple, onde a nova bateria será "associada" ao iPhone.

É uma medida que a Apple poderá promover como sendo dissuasora do roubo de iPhones "para peças"; mas que obviamente terá um impacto bastante negativo entre todos os reparadores não-oficiais de iPhones. A Apple parece estar a querer testar os limites da paciência dos reguladores europeis... mas pode ser que com medidas destas acelere um processo idêntico ao que se passou na indústria automóvel, de modo a obrigar os fabricantes a aceitarem revisões e reparações feitas noutras oficinas.

Pelo menos, por enquanto, embora não apresente informação sobre o estado da bateria, a mesma ainda funciona. Mas já não me chocaria se um destes dias os iPhones nem sequer aceitassem funcionar com uma bateria que não tenha sido registada e autenticada pela Apple.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)