2019/08/26

Bq Aquaris X2 Pro com actualização de Agosto


A Bq parece querer juntar-se ao grupo dos líderes a nível das actualizações de segurança para os seus smartphones, com o Aquaris X2 Pro a já ter recebido a actualização de segurança de Agosto.

Estávamos em Abril quando demos conta de uma situação particularmente interessante, com o Bq Aquaris X2 Pro a receber um update de segurança com data do mesmo mês (Abril), algo que só estamos habituados a ver acontecer nos Pixel e alguns smartphones Nokia e Xperia. Os restantes fabricantes andam, na melhor das hipóteses, com um mês de atraso, sendo que três ou quatro meses de atraso também não são incomuns.

A passagem da Bq para o controlo de um grupo Vietnamita, deixou a marca espanhola no meio de uma mar de incertezas. Perante um cenário desta natureza, não deixa de ser interessante o facto de a Bq estar a ter um desempenho melhor do que aquele com se se tinha comprometido relativamente à disponibilização das actualizações de segurança.

Aquaris X2 Pro recebe security patch de Agosto


Desde o passado mês de Abril que, perto do final de cada mês, a Bq tem disponibilizado a actualização de segurança do mês corrente, algo que voltou novamente a acontecer, com o Aquaris X2 Pro a receber o patch de segurança relativo ao mês de Agosto.

Tendo em conta que o previsto seria um patch de 90 em 90 dias, uma actualização mensal acaba por ser uma excelente notícia para quem tenha um Bq Aquaris X2 Pro. Falta agora saber quais os planos da Bq relativamente ao Android 10, mas tendo em conta a prestação dos últimos meses, até pode ser que a marca espanhola esteja a preparar uma boa surpresa para os seus clientes.

1 comentário:

  1. "Bq Aquaris X2 Pro" é um modelo que está integrado no programa "Android One" ( https://www.android.com/one/ ), faz parte das regras que os fabricantes têm de disponibilizar as actualizações mensais de segurança durante pelo menos dois anos desde o lançamento do produto ( https://www.android.com/security-center/ )... portanto só estão a actualizar porque são obrigados contractualmente. Basta visitar a página de suporte por exemplo dos BQ Aquaris ou outros modelos (fora do programa Android One) para se ver que as actualizações já não são mensais, geralmente são de dois em dois meses. E pelos modelos mais antigos parece que ao fim de dois anos as actualizações deixam de ser lançadas... logo não melhorou assim tanto. Para quem muda várias vezes ao ano, ou uma vez por ano, ou a cada dois anos por um modelo novo, é óptimo, mas para aqueles que mantiveram por mais tempo rapidamente ficam com um dispositivo vulnerável a problemas de segurança entretanto descobertos e corrigidos... mas cujas actualizações já não chegam ao dispositivo por falta de vontade do fabricante.

    ResponderEliminar