2019/08/11

Câmara com ESP32 e sensor de movimento PIR


Depois de termos visto como usar A.I. para identificar pessoas em câmaras de vigilância, desta vez vamos ver como usar um ESP32 para criar uma câmara capaz de enviar fotos quando detecta movimento.

É extremamente simples criar uma câmara de vigilância com um ESP32. O problema surge caso se deseje criar uma câmara que possa ser alimentada através de uma bateria e que mantenha uma autonomia prolongada. Nesse caso, torna-se desaconselhado manter uma ligação WiFi contínua, e ainda menos fazer o processo de detecção de movimento através das imagens captadas pela própria câmara.

Para solucionar ambos os problemas, este projecto recorre a um vulgar sensor PIR para fazer a detecção de movimento - para além do ESP32 com a câmara, que se pode arranjar por 5 euros.

Desta forma, é possível manter o ESP32 em modo "Deep Sleep" com consumo de energia insignificante durante a maior parte do tempo, apenas acordando quando o sensor PIR indica ter havido movimento. Quando isso acontece, o ESP32 activa a câmara, capta uma fotografia, e grava-a.

Com algumas pequenas alterações, podia também ligar-se a uma rede WiFi para guardar as fotos num serviço na cloud ou servidor FTP.





4 comentários:

  1. Não há já feito, disponível para comprar? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um kit ESP32+camara arranja-se por €5... (já meti o link no post)

      Eliminar
  2. Pode me chamar no Whatsapp 5527 999386623 preciso da SOLUÇÃO apresentada

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar