2019/08/23

Google Photos com reconhecimento facial na Europa


Após vários anos, a Google vai finalmente activar as funcionalidades de reconhecimento facial do Google Photos para os utilizadores europeus, dispensando as tácticas alternativas que eram necessárias até ao momento.

A Google escolheu um momento curioso para fazer chegar esta funcionalidade aos utilizadores europeus, especialmente tendo em conta todos processos de privacidade que continuam a ser levantados em resposta ao escândalo Cambridge Analytica do Facebook. Ainda assim, a funcionalidade de agrupamento de fotos por reconhecimento facial no Google Photos é algo que acaba por ser bem menos polémico do que se poderia imaginar.

À semelhança do que acontecia no velho Picasa de gestão de fotos offline, o reconhecimento facial no Google Photos, esta funcionalidade permite apenas a cada utilizador ter um acesso mais rápido e fácil a fotos dos seus amigos e familiares, mas apenas para as suas próprias fotos - e sem que isso seja exposto ao mundo ou partilhado com outras pessoas.

No fundo, pode ser visto como o passo seguinte do sistema que já faz o reconhecimento de objectos, plantas, animais, etc. que já existe no Google Photos e facilita a pesquisa de fotos. Mas que até agora não era aplicado aos rostos para os utilizadores do Google Photos na Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]