2019/08/04

Ilusão óptica dá cor a fotos a preto e branco


Em vez de apostar na inteligência artificial para colorir fotos e vídeos a preto e branco (ou trabalho árduo), desta vez o objectivo é feito de forma ainda mais curiosa, usando uma ilusão de óptica.

Utilizando a ilusão de Munker que nos faz ter uma percepção diferente das tonalidades e cores dependendo do contraste, estas fotos alteradas por Øyvind Kolås são fotos a preto e branco que parecem ser coloridas apenas devido a uma grelha colorida que lhes foi sobreposta.

Embora se torne aparente o que se passa quando olhamos para um determinado ponto específico, o resto da imagem que vemos "pelo canto do olho" dá-nos a ideia de ser uma imagem a cores; cortesia da forma como o nosso cérebro interpreta a informação captada pelos nossos olhos.


... Um destes dias alguém ainda se lembra de utilizar isto como forma de comprimir as imagens ainda mais que os JPEGs e demais formatos existentes (se bem que, no fundo, já é um pouco o que acontece nalguns formatos, guardando-se a informação da cor com menor resolução que a informação do brilho e contraste).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)