2019/08/01

NOS baixa velocidade de internet para metade


Se alguma vez se interrogaram porque motivo é indispensável monitorizar os serviços pelos quais se paga, para se saber se realmente estamos a ter o serviço contratado, eis que na NOS o passado mês de Julho comprova essa necessidade: com a velocidade a ter caído para menos de metade.

Depois de ter mantido uma velocidade dentro do esperado para um contrato de 120Mbps durante muitos meses, apenas com algumas variações ocasionais, no passado mês de Julho verificamos uma situação que se revela bastante curiosa.

Depois de no dia 1 de Julho ainda se ter conseguido ter acesso a uma velocidade de 125Mbps, durante todo o resto do mês a velocidade caiu para os 50Mbps - menos de metade do contratado. E desta vez não se trata das tais anomalias ocasionais, mas sim de uma alteração que parece ter sido feita de forma permanente e deliberada.


[Para comparação, as medição do mês de Junho, com a velocidade contratada, tirando algumas anomalias temporárias]


O alerta não é exclusivo para a NOS e serve para todos os operadores e serviços. Não nos podemos limitar a "acreditar" que o serviço pelo qual estamos a pagar está a ser fornecido, é preciso verificar se realmente é isso que acontece. Neste caso da NOS, vemos claramente que não está a ser o caso... e fico verdadeiramente intrigado para saber se a NOS, por sua iniciativa, irá contactar o cliente a dizer que houve alguma anomalia e fazer um acerto da mensalidade para metade do valor.


Actualização: Em Agosto lá se dignou a fazer regressar a velocidade à normalidade.


20 comentários:

  1. É curioso que apesar de não ter nenhum meio de monitorizar de forma constante a velocidade da net dei por mim várias vezes durante este mês de Julho a pensar que a net estava bem fraquinha. Estou a ver que afinal havia fundamento.

    ResponderEliminar
  2. Tenho NOS e nao notei qualquer problema semelhante a esse.
    Em contrapartida, um familiar que vive no algarve, onde estive de ferias, notou uma certa quebra durante os meses de verao, nao so este, como em outros anos.

    Na zona onde moro, nao se notou qualquer alteraçao.

    ResponderEliminar
  3. Por acaso a minha ligação está boa, recebi hoje o report também e esteve sempre ali à volta dos 100 megas que é o que tenho.

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho nos e ela esta muito lenta desde Janeiro por isso

    ResponderEliminar
  5. Como poderei fazer este teste na minha internet doméstica? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquele relatório é feito pelo router da SamKnows, que faz testes a diferentes serviços e diferentes horas do dia.
      Mas podes usar o SpeedTest deles para ficar com uma ideia, ou o da Google: https://projectstream.google.com/speedtest

      Eliminar
    2. Muito obrigado.

      Há algum teste feito para a Vodafone?

      Eliminar
    3. Eu tenho ligação VDF 1Gb em casa, e até agora tem estado a cumprir com o anunciado.

      Eliminar
  6. https://imgur.com/a/PY0feLA

    20 dias de MEO 200/100
    de relembrar que os valores mais baixos é de downloads/torrents

    ResponderEliminar
  7. A minha NOS, de 120, aumentou finalmente de 30 para 50! Melhorei, portanto!

    ResponderEliminar
  8. Tenho MEO e tenho notado ultimamente que os meus filhos se queixam da velocidade na NET quando estão a jogar Fortnite e eu nas Boxes por vezes não consigo ver programas gravados. Por vezes ver streaming, via site do Sapo ou SIC, também tenho paragens.
    Andam todos à caça do streaming ilegal e prejudicam os outros serviços legais.

    ResponderEliminar
  9. E eu a pensar que era o unico nesta situação...

    Desde o inicio do mes de julho que tenho constatado que a internet muito mais lenta, ao ponto de não conseguir abrir uma simples página...

    Nos ultimos dias não tenho notado lentidão, mas nada que prejudique o seu uso.

    ResponderEliminar
  10. A sério ???? Então ainda bem que mudei para a MEO onde nunca mais tive razões de queixa sobre a velocidade da internet. E quando estava na NOS tinha uma internet miserável, estava a pagar 200Mbps mas raramente passava dos 17Mbps e muitas vezes baixava até 5Mbps...

    ResponderEliminar
  11. Acabei de testar a velocidade da minha internret da MEO e infelizmente vi que tenho o mesmo problema. O resultado é "DOWNLOAD Mbps 123.67" e costumava passar dos 200.00 Mbps... Tenho uma velocidade contradada de 200 Mbps
    123.67

    ResponderEliminar
  12. Medi uma segunda vez e vejam o resultado

    DOWNLOAD Mbps 444.10
    UPLOAD Mbps 100.25

    Realmente a minha internet é muito rapida mas como é que pode oscilar a este ponto ?

    Usei esse site
    https://beta.speedtest.net/pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teste da speedtest.net não será o mais adequado para dar uma ideia da velocidade real, já que na maioria das vezes faz ligação a um servidor do próprio operador.
      Ou seja, é bom para diagnosticar se há algum problema na ligação, mas pode indicar que tens a velocidade máxima... quando depois na realidade nem sequer consegues ver um vídeo do YouTube em Full HD sem que esteja sempre a parar.

      Eliminar
    2. E qual é o melhor ?
      Acabei de experimentar o Net.mede que é um site disponibilizado pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) e deu 512 Mbps de download

      E essa mensagem:

      "O resultado da sua medição excede a velocidade para o qual o teste do NET.mede via browser está otimizado."

      Mas como não sei se posso confiar no site não instalei a aplicação

      Eliminar
  13. Ainda hoje recebi uma chamada gravada da NOS a interrogar sobre a satisfação com a velocidade da Internet. Curioso. Mas até agora não tenho razões de queixa até porque a velocidade contratada é bem menor que 120

    ResponderEliminar
  14. Felizmente ainda não me calhou a mim.. Sou tester da Samknows e para já tem cumprido.. Deu para uma vez saber que as velocidades estavam ridiculamente baixas e vir a saber que o cabo da rua estava traçado.. Fora isso nada anómalo a reportar

    ResponderEliminar