2019/08/20
Renovação do Cartão de Cidadão online interrompida por certificado de segurança expirado
O esquecimento da renovação de certificados SSL volta a fazer vítimas, desta vez impedindo o funcionamento do serviço de renovação online do cartão de cidadão, e outros serviços pendurados no mordomo.gov.pt.
Para fazer face às intermináveis filas para a renovação do cartão de cidadão, o estado português implementou finalmente um processo de renovação online para agilizar o processo. Infelizmente, por muito bem vindo que seja, o período de férias parece ter feito com que se esquecessem de renovar o certificado SSL necessário para manter o serviço em operação.
O certificado SSL de *.mordomo.gov.pt caducou a 14 de Agosto, fazendo com que o serviço de renovação do cartão de cidadão em Portugal não esteja a funcionar desde essa data.
Mesmo tendo em conta que se teve um feriado e potencial "ponte", isso não serve de desculpa para que um serviço com esta importância se mantenha inacessível durante tantos dias - se bem que, simultaneamente, nos relembra que por vezes os serviços na internet podem falhar pelas coisas mais básicas, como o esquecimento de uma renovação de um domínio ou, neste caso, de um certificado SSL.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Geralmente, neste tipo de situações, a "desculpa" oficial é mais ou menos assim:
ResponderEliminar"Devido a erro informático..." (ou "lapso" informático...)
Mas na verdade, bem sabemos que é obviamente erro humano.
O mecanismo de atualização é mau, mas existe uma opção no icon da aplicação para verificar se a aplicação está atualizada
ResponderEliminarlocalização do icon https://giphy.com/gifs/fXc5wQz7TfxoilqQ4O
ResponderEliminarprovavelmente deve estar preso no meio de algum concurso público
ResponderEliminarEstes certificados não vão a concurso publico, são gratuitos. As renovações implica apenas fazer um pedido de renovação com todas as autorizações internas e receber o ficheiro do certificado e instalá-lo no site. Processo que demora no máximo uns dois dias.
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
EliminarEu aposto que o pedido de renovação internamente foi feito e está na secretária de alguém a ser analisado se é uma compra necessária ou não.
ResponderEliminar