2019/08/06

Smartphone com HongmengOS chega antes do final do ano


Depois de ter dito que o HongmengOS não era alternativa ao Android, a Huawei diz que poderá lançar um smartphone com este sistema ainda antes do final do ano.

A Huawei vai revelar oficialmente seu HongmengOS nos próximos dias, na Huawei Developer Conference. Este sistema foi originalmente concebido para dispositivos IoT, focando-se na segurança e velocidade, mas desde as restrições aplicadas pelos EUA que tem sido referido como podendo ser a solução da Huawei caso fique impedida de utilizar o Android.

A Huawei já veio dizer que  o HongmengOS não foi criado para ser utilizado em smartphones; mas ainda assim parece estar disposta a utilizá-lo se a isso for obrigada; e isso é algo que poderá demonstrar ainda antes do final do ano, lançando um smartphone com HongmengOS para se precaver contra a eventualidade de perder o Android.

Neste momento ainda não é claro quem se arrisca a perder mais: se a Huawei e a China, se a Google e os EUA. Se o bloqueio for para durar, não será descabido imaginar que todas as marcas chinesas percam a confiança nos produtos, serviços e tecnologia sob controlo dos EUA. Sabendo-se que o mercado é dominado por uma dúzia de apps, empresas como a Huawei têm apenas que convencer os developers das mesmas a criarem uma versão das suas apps para o HongmengOS, e fica o assunto praticamente resolvido no mercado nacional. Para o mercado ocidental é que as coisas ficam mais complicadas... mas teremos que aguardar para ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)