2019/08/06

Notícias do dia

Huawei Mate 30 Pro vai usar sensor de 40MP ainda maior que P30 Pro; Xiaomi lança Mi A3 em Portugal por €299.99; SpaceX facilita lançamentos para satélites mais pequenos; as classes de velocidade dos cartões SD e microSD; 40 anos de evolução nos PC - para se ver 2 tweets num monitor.

Antes de passarmos às notícias do dia não te esqueças de escolher o livro FCA que iremos oferecer ao longo da semana e, sendo início do mês, é também o momento ideal para aderires ao Clube AadM+ para poderes ganhar ainda mais gadgets todos os meses.

Cloudflare retira protecção ao 8chan



A mais recente ronda de tiroteios racistas nos EUA foi a gota de água para a Cloudflare, que decidiu deixar de fornecer o seu serviço (que protege de ataques DDoS) ao 8chan, site onde frequentemente se divulgam e promovem este tipo de iniciativas. Só este ano, três dos atiradores tinham anunciado neste site as suas intenções - e levado a cabo - os tiroteios.

Como não se trataram de atiradores latinos, nem negros, nem islâmicos, a culpa vai obviamente para os jogos de computador, oferecendo-se a habitual dose de "thoughts and prayers" para os familiares das vítimas.


Android corrige vulnerabilidade QualPwn



A actualização de segurança de Agosto vem corrigir duas falhas criticas para Android com chips da Qualcomm. O QualPwn permitia comprometer dispositivos com chips Qualcomm, sem qualquer intervenção do utilizador, bastando que o atacante estivesse na mesma rede WiFi da vítima - algo que seria possível de efectuar em locais com hotspots WiFi públicos.

Se alguns smartphones Android terão a sorte de ter actualizações de segurança a tempo e horas, fica a pergunta sobre o que se passará com todas as restantes centenas de milhões...


Google vai encerrar Google Trips



O Verão já nem seria Verão se não houvesse mais um qualquer encerramento dos muitos e variados serviços da Google. Desta vez a sorte acabou-se para a app de planeamento de viagens Google Trip que foi encerrada ontem (5 de Agosto).

A Google diz que muitas das suas funcionalidades passaram a estar disponíveis via Google Search e Google Maps, e que por isso se tornou desnecessário ter uma app dedicada para isso.


Funcionários da AT&T receberam milhões para desbloquear iPhones



Foi descoberto um esquema em que dois homens subornaram funcionários da AT&T (um terá recebido mais de 400 mil dólares ao longo de 5 anos) para que desbloqueassem iPhones da operadora de modo a poderem ser usados com cartões de outros operadores.

Inicialmente o processo consistia em fornecer aos subornados uma lista de IMEIs a desbloquear; mas mais tarde evoluíram para um sistema que instalou software de acesso remoto para que o trabalho pudesse ser feito directamente sem intervenção directa dos funcionários. Estima-se que o negócio tenha permitido desbloquear mais de 2 milhões de smartphones ao longo de vários anos.


Bolsa norte-americana sofre com retaliação chinesa



A China relembrou aos EUA que a aplicação das tarifas de Trump aos seus produtos é algo que também pode ter direito de resposta. Com o anúncio da suspensão de importação de produtos alimentares dos EUA e a desvalorização do yuan para um valor abaixo do patamar que se tinha considerado o limiar mínimo face ao dólar, a China fez o mercado bolsista norte-americano perder algumas centenas de milhares de milhões de dólares.

Veremos de que forma esta resposta será encarado pelo governo de Trump, e se servirá como um regresso ao bom senso (não estão a contar com isso, pois não?) ou se será mais um passo para escalar ainda mais esta guerra comercial, com implicações que serão impossíveis de calcular.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)