2019/08/01

Vendas de smartphones caíram 1% mas há marcas que resistem


Depois de anos em crescimento explosivo o sector dos smartphones tem estado em queda, mas ainda assim há marcas que têm conseguido resistir e crescer significativamente.

Segundo a Counterpoint Research, a venda de smartphones voltou a cair no segundo trimestre de 2019 (-1.2%), marcando o 7º trimestre consecutivo de redução nas vendas. É a simples constatação da nova etapa no mercado em que estamos, com o segmento dos smartphones a estar saturado, e o nível de hardware - e preços! - a fazer com que cada vez mais pessoas optem por manter os seus smartphones durante mais tempo, em vez de os trocarem de ano a ano ou a cada dois anos. Mas ainda assim, há algumas excepções de relevo.

Se Apple e LG sentiram uma forte redução nas vendas (-11.9% e -18.5% respectivamente), outras marcas há que têm motivos para estar contentes. A Samsung e Huawei conseguiram aumentar as vendas (7.1% e 4.6%), o mesmo acontecendo com a Lenovo (Motorola), Vivo e Xiaomi. Mas as maiores surpresas chegam-nos da HMD (Nokia) que subiu 20% e, especialmente, da Realme.


A Realme, mais uma marca derivada do universo Oppo, conseguiu um crescimento explosivo de 848%. Claro que o facto de ser uma nova marca ajuda, mas o facto de neste último trimestre ter vendido 4.7 milhões de smartphones, praticamente igualando a HMD e valendo-lhe a entrada no top 10 das vendas, é um certificado do seu sucesso. Curiosamente, quem terá sido afectado negativamente por isso terá sido a própria Oppo, que também ficou no grupo das que sofreram com a redução de vendas (-2%, de 29.6 para 29 milhões de unidades).

Dito isto, a Samsung e Huawei continuam a dominar o mercado Android, enquanto que do lado da Apple todos os olhos se focam em como será a recepção da nova geração de iPhones deste ano, e se serão suficientes para convencer os fãs... ou se optarão por aguardar mais um ano pela chegada dos iPhones 5G. Será desta que a Apple recupera o iPhone SE a preço mais tentador, para compensar a quebra nas vendas?

2 comentários:

  1. boas...que se passa com o planetgeek.org?

    cumps,
    Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está em remodelação durante as férias. Pode levar algumas semanas, mas vai regressar. :)

      Eliminar