2019/09/22

Daimler abandona desenvolvimento de motores de combustão para se focar nos eléctricos


Se dúvidas houvesse quanto ao futuro dos automóveis ser eléctrico, eis que a Daimler anunciou que irá acabar com o desenvolvimento de novos motores de combustão, passando a dedicar os seus recursos aos veículos eléctricos.

Actualização: infelizmente a Daimler já veio desmentir a notícia, dizendo que ainda planeia desenvolver motores de combustão por várias décadas.

Goste-se ou não, é uma inevitabilidade que irá atingir todos os fabricantes (mais cedo ou mais tarde) e, nesse sentido, é bom ver a Daimler a posicionar-se entre os primeiros. Dito isto, é também necessário referir que isto não impede que a marca continue a vender mais alguns milhões de carros com motores de combustão nos anos que se seguem, já que esta transição para os eléctricos não será feita de um dia para o outro.

Para os apreciadores da engenharia mecânica, será o fim de uma era, dizendo-se o adeus a estas magníficas máquinas cujo funcionamento só parece não ser apreciado por ser considerado "comum". Será que alguém realmente pensa, quando se desloca num automóvel, que o está a fazer à custa de dezenas ou centenas de explosões a acontecerem por segundo? É algo suficientemente maluco para parecer ter saído de um filme de ficção científica.

Seguramente que, mesmo após os carros eléctricos se terem banalizado e tornado a maioria nas estradas, continuará a haver apreciadores destas maravilhas tecnológicas (provavelmente até mais do que actualmente). Mas por outro lado, quase certamente todos eles gostarão de saber que, após terem apreciado estas máquinas, terão um carro eléctrico, silencioso e sem emissões, para os levar de regresso a casa.

Actualização: infelizmente a Daimler já veio desmentir a notícia, dizendo que ainda planeia desenvolver motores de combustão por várias décadas.

1 comentário:

  1. Esta notícia já foi desmentida faz dias:
    https://www.razaoautomovel.com/2019/09/comunicado-daimler-ag-motores-combustao

    ResponderEliminar