2019/09/27

Excesso de serviços de streaming vai aumentar pirataria


Um estudo revela que o aumento do número de plataformas de streaming legais irá levar a um novo aumento da pirataria.

Depois do sucesso das plataformas de streaming terem contribuído para uma redução drástica da pirataria, a chegada de novos serviços de streaming irá gerar um "excesso" de oferta que terá o efeito contrário, fazendo com que mais consumidores se sintam tentados a recorrer à pirataria para acederem a todos os conteúdos.

É um resultado que não será surpresa para ninguém. Todas as pessoas compreenderão que pagar por um, ou até dois, serviços de streaming é algo que podem encarar como positivo e que "vale o preço". Mas, comece-se a adicionar mais e mais serviços de streaming, cada qual com os seus próprios conteúdos exclusivos... e será inevitável que se chegue a um ponto em que se começa a tornar mais atractivo recorrer às fontes pirata.


Aliás, da-se até o caso curioso de muitos destes consumidores acharem mais vantajoso pagarem por um serviço de VPN, como forma de melhor se protegerem no acesso aos conteúdos piratas (não que isso seja necessário em países como a Suiça), do que pagarem pelos serviços legais.

Com a Netflix, Amazon Prime Video, YouTube e HBO a terem que enfrentar a chegada da Disney+ e Apple TV+, resta saber quem serão os grandes vencedores e os vencidos - e se este fenómeno poderá levar a que todos cheguem a acordo de modo a surgir uma nova agregação e partilha de conteúdos entre as diferentes plataformas.

3 comentários:

  1. Nunca há fome que mais cedo ou mais tarde não dê em fartura, mas eu tenho uma visão diferente da deste estudo, o que eu acho é que os clientes de uma determinada plataforma de streaming não vão ter a fidelidade que esperam, com a facilidade de anular uma subscrição ou fazer uma nova a audiência vai no meu ponto de vista flutuar entre plataformas em função dos conteúdos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É também uma opção lógica. Aliás já conheço quem mesmo só para a Netflix: subscreve um mês, vê o que quer, e depois passa mais uns meses a aguardar que “acumule” mais conteúdos.

      Eliminar