2019/09/09

Índia localiza o seu módulo lunar na Lua


A Índia diz já ter conseguido localizar o seu módulo lunar Vikram, depois de ter perdido contacto com ele durante o processo de pousar na lua, onde deveria soltar um rover que procuraria sinais de água no nosso satélite natural.

Tudo fazia acreditar que a Índia se juntaria aos EUA, União Soviética e China, os únicos países que até à data conseguiram pousar de forma controlada na Lua; mas infelizmente mais uma vez se prova que não basta "chegar perto", e que as coisas podem correr mal no passo final.

Depois de ter perdido contacto com o módulo durante a fase final do processo, imediatamente se suspeitou que as coisa não tivessem corrido como estavam previstas. Agora, a agência espacial indiana diz já ter localizado o seu módulo a partir do satélite Chandrayaan-2 em órbita (infelizmente não divulgando as ditas imagens), parecendo confirmar que o módulo terá colidido com a superfície lunar a alta velocidade, faltando agora averiguar qual será o nível dos danos e se haverá alguma possibilidade de algumas partes do módulo - e principalmente o rover - ainda se manterem funcionais.

Por agora o controlo da missão irá continuar a tentar comunicar com o Vikram, enquanto vão analisando os passos a seguir em resultado deste imprevisto.

3 comentários:

  1. se nem agora conseguem pousar em segurança, quanto mais há quase 50 anos atrás.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, se ainda agora temos barcos a afundar, como é que há 500 anos havia pessoas a atravessar oceanos em embarcações obsoletas...

      Eliminar
    2. Eh, eh... Essa sim, é uma resposta à medida para aquele tipo de comentários. ;)

      Eliminar