2019/09/09
Índia localiza o seu módulo lunar na Lua
A Índia diz já ter conseguido localizar o seu módulo lunar Vikram, depois de ter perdido contacto com ele durante o processo de pousar na lua, onde deveria soltar um rover que procuraria sinais de água no nosso satélite natural.
Tudo fazia acreditar que a Índia se juntaria aos EUA, União Soviética e China, os únicos países que até à data conseguiram pousar de forma controlada na Lua; mas infelizmente mais uma vez se prova que não basta "chegar perto", e que as coisas podem correr mal no passo final.
Depois de ter perdido contacto com o módulo durante a fase final do processo, imediatamente se suspeitou que as coisa não tivessem corrido como estavam previstas. Agora, a agência espacial indiana diz já ter localizado o seu módulo a partir do satélite Chandrayaan-2 em órbita (infelizmente não divulgando as ditas imagens), parecendo confirmar que o módulo terá colidido com a superfície lunar a alta velocidade, faltando agora averiguar qual será o nível dos danos e se haverá alguma possibilidade de algumas partes do módulo - e principalmente o rover - ainda se manterem funcionais.
Por agora o controlo da missão irá continuar a tentar comunicar com o Vikram, enquanto vão analisando os passos a seguir em resultado deste imprevisto.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
se nem agora conseguem pousar em segurança, quanto mais há quase 50 anos atrás.....
ResponderEliminarSim, se ainda agora temos barcos a afundar, como é que há 500 anos havia pessoas a atravessar oceanos em embarcações obsoletas...
EliminarEh, eh... Essa sim, é uma resposta à medida para aquele tipo de comentários. ;)
Eliminar