2019/09/29

iPhone 11 vai apresentar aviso de ecrãs não genuínos


A Apple continua a dar pequenos passos no sentido de impedir a reparação não oficial dos iPhones, com os iPhones 11 a apresentarem alertas no caso de não conseguirem validar a presença de ecrãs genuínos.

Quem trocar o ecrã de um iPhone 11 numa loja não oficial, irá deparar-se com um "alerta importante" no lock screen a avisar que o ecrã não foi validado como sendo um ecrã genuíno. Só ao fim de quatro dias é que a mensagem desaparecerá do ecrã principal, passando para a secção "about" nas definições do iPhone.

A Apple tem dificultado a utilização de componentes não oficiais, seguindo numa direcção em que todos os componentes principais de um iPhone têm que ser identificados e registados na sua base de dados para serem validados (em testes já feitos anteriormente, mesmo trocando componentes originais de um iPhone para outro, resultavam no mesmo erro de "não-validados"). Se por um lado se pode perceber isso, como forma de combater as fraudes com os componentes, por outro lado há que ter o cuidado de não impedir que os utilizadores possam recorrer a reparadores não oficiais e a peças alternativas mais económicas (tal como acontece nos automóveis) sem prejuízo das funcionalidades do equipamento.

Se as medidas da Apple se limitarem à apresentação de avisos temporários, que depois são relegados para um ecrã das definições, não me parece que seja problemático, e até será uma boa forma dos utilizadores saberem se determinada reparação foi realmente "genuína" ou não. Ainda assim, imagino que mais cedo ou mais tarde se vá chegar a um ponto em que os reparadores não oficiais poderão não gostar da discriminação - ou que a Apple se comece a aventurar na limitação de funcionalidades. Veremos qual deles acontecerá primeiro.

3 comentários:

  1. A sério...?
    É mesmo necessário uma coisa destas?

    ResponderEliminar
  2. A mensagem vai aparecer mesmo que o painel seja original, mas tenha sido trocado numa loja não oficial.

    ResponderEliminar
  3. Ridículo!! Apple mais uma vez a gozar autenticamente com os seus clientes... "Deêm cá 1000 paus e tomem lá o iPhone para brincarem mas não podem fazer
    o que bem quiserem porque quem manda no iPhone continuamos a ser nós!!"

    ResponderEliminar