2019/09/14

MIT cria cores programáveis


E se se pudesse mudar a cor e desenhos em roupas, automóveis, ou capas de telemóveis, para que melhor reflectissem o nosso estado de espírito, ou simplesmente para variar?

Investigadores do CSAIL (Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory) do MIT criaram um curioso sistema de cores programáveis que permite "imprimir" qualquer padrão em qualquer objecto pintado com essa "cor".

A cor programável pode adquirir (quase) qualquer cor e padrão desejado, em alta resolução, bastando para isso projectar as imagens pretendidas utilizando comprimentos de onda específicos. Quando se quiser mudar, basta expor o produto a luz UV para apagar as cores e repetir o processo.

Por agora os investigadores trabalham em encontrar materiais que permitam recriar as cores que ainda não conseguem reproduzir com a "tinta" actual; mas mesmo assim, já seria o tipo de coisa que facilmente poderia ser aplicado a inúmeros produtos. Vamos lá ver quanto mais tempo será necessário para validar a sua durabilidade e potencial chegada ao mercado em produtos funcionais.

1 comentário:

  1. Carlos altera o título do artigo. Não se trata de cores programáveis mas sim de TINTA "programável".

    ResponderEliminar