2019/10/31

Chrome testa ad-blocker para publicidade "pesada"


A relação do Chrome com os adblockers nem sempre tem sido a melhor, mas a Google está a trabalhar em mais uma funcionalidade que irá remover publicidade que seja demasiado "pesada".

A maioria dos utilizadores não se importará de ver um anúncio no canto de uma páginas, se se tratar apenas de uma imagem ou pequena animação; mas as coisas mudam de figura se se tratar de um bloco publicitário que obrigue a descarregar dezenas de megabytes para um qualquer vídeo ou fazer um processamento que vai ocupar o CPU do computador a 100%, com o esperado impacto a nível da autonomia (se se tratar de um portátil ou smartphone). Para o evitar, o Chrome vai ter uma funcionalidade anti "Heavy ads" que descarta publicidade que ocupe demasiados recursos.

O que constituí "demasiados recursos"? Isso é algo que a Google irá ajustar em função das estatísticas que têm sobre todos os blocos publicitários, mas que pretende penalizar a publicidade que esteja no topo dos 0.1% da utilização da largura de banda, 0.1% de utilização do CPU. E que por agora se situarão em cerca dos 4MB de dados e 60 segundos de utilização de CPU.

Quando o Chrome detectar um destes blocos publicitários, irá descartá-lo, apresentando uma mensagem (na imagem inicial) a explicar que o anúncio foi removido por usar demasiados recursos do computador. Vamos ver se isto não irá resultar em mais acusações de que é apenas uma forma da Google penalizar os fornecedores de publicidade concorrentes... Mas, mais interessante, seria a Google deixar que fossem os utilizadores a especificarem que limites aceitavam para blocos publicitários (até "X" megabytes e "X %" de utilização máxima do CPU) - mesmo com o risco de muitos poderem dizer "Só aceito publicidade com 1KB e que gaste 0.00001% de CPU". :)

1 comentário:

  1. Pois... Vai ser a Google a decidir o que é recursos pesados ou recursos leves nos nossos próprios equipamentos, não é?

    Cada vez mais me preocupa esta leva da Google ao tentar retirar aos utilizadores o que decidir sobre o quê nos seus próprios equipamentos.

    ResponderEliminar