2019/10/19

LEGO persegue fãs que criaram peças impressas em 3D


A comunidade de fãs da LEGO está arreliada, após a decisão da marca perseguir e remover designs de peças compatíveis impressas em 3D partilhadas online.

Muitos fãs têm criado designs de peças impressas em 3D que são compatíveis com os encaixes LEGO, e alguns deles estão a receber avisos para a remoção imediata dos mesmos por parte da LEGO. A questão é que mesmo sabendo-se que as patentes da LEGO já expiraram (o que permite recriar blocos idênticos - sem a marca LEGO, obviamente), ninguém parece estar disposto a querer levar a luta para os tribunais, limitando-se a remover as peças.

Algumas pessoas até preferiram jogar pelo seguro, removendo de sites como o Thingiverse todas as peças "LEGO" que tinham criado, ficando profundamente desagradados com a forma como a LEGO está a tratar alguns dos seus maiores fãs - que até se tinham dado ao trabalho de criar estas peças.

Houve quem pensasse que o caso pudesse estar relacionado com a utilização da marca "LEGO" no nome das peças, mas há muitas outras peças que continuam a fazê-lo e que não receberam qualquer queixa. E nem sequer se pode dizer que as peças removidas eram extremamente populares - algumas delas tinham apenas poucas centenas de visualizações, apesar de estarem online há anos.

Sendo a LEGO uma empresa que vive à custa dos fãs - ainda mais nos dias que correm, em que facilmente se pode optar por marcas chinesas com blocos idênticos a uma fracção do preço - não me parece que esta tenha sido a melhor táctica. Mas, eles lá saberão que tratamento acham que os fãs merecem... e espero que saibam as repercussões que isso poderá ter a longo prazo.

1 comentário: