2019/10/24

Lenovo ThinkPad X1 dobrável chega em 2020


A Lenovo confirmou que o seu tablet com ecrã dobrável - ThinkPad X1 - vai mesmo ser lançado no mercado, e já no próximo ano (2020).

O arranque dos equipamentos com ecrãs dobráveis não tem corrido muito bem, com o Galaxy Fold da Samsung e Mate X da Huawei a terem sido adiados meio ano; mas a Lenovo quer expandir o conceito para além do formato smartphone / mini-tablet. O ThinkPad X1 usa um ecrã OLED de 13.3" com resolução 2K que pode ser dobrado ao meio para ser facilmente transportado para qualquer lado.

Os responsáveis da Lenovo apresentam-no como sendo um "PC completo" (com Windows) que cabe literalmente numa mão, mas que teoricamente permitirá o mesmo tipo de utilização que um portátil convencional - isto, quando se utilizar em conjunto com um teclado externo, pois se usarmos o teclado virtual no ecrã, lá se vai metade da área do ecrã.


Ainda são muitas as características por revelar, incluindo qual o CPU utilizado, e o tipo de autonomia que se pode esperar deste tablet dobrável. Mas aquela que será a mais crítica será mesmo o preço. Se neste momento temos os smartphones dobráveis no patamar dos 2000 euros, nem quero imaginar para quanto poderá ir este ThinkPad X1 com ecrã bastante maior.

E não esquecer que é um modelo que terá que competir com o Surface NEO dobrável, que dispensa o ecrã dobrável optando pela solução mais simples de usar dois ecrãs independentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)